Quem olha pro cenário de música e do entretenimento no geral sabe que hoje tudo está voltado para o que está acontecendo lá fora. Aqueles que conseguem atingir o sucesso são os que têm o reconhecimento internacional, e isso se reflete no cenário de vídeo games. Porém, existem empresas que se empenham em mostrar e explorar essa capacidade do mercado brasileiro, como a Dumativa.
Iniciada como uma banda, a empresa de jogos indies tem como característica misturar a estética retrô dos jogos – com inovações mecânicas a cada produção – com sua marca registrada: as músicas. Esse aspecto ficou extremamente evidente no seu primeiro jogo: A Lenda do Herói.

O projeto foi apresentado ao youtuber Marcos Castro, que estava buscando alguém para realizar seu jogo. A oportunidade perfeita. Marcos era conhecido pelo seu lado gamer e suas paródias musicais com referências a jogos, assim como a Dumativa surgiu da música. Os dois estavam destinados a realizar esse jogo.
Em questões de jogabilidade, “A Lenda do Herói” traz uma mecânica já conhecida na indústria. O clássico mundo em 2D inspirado de jogos como Mario, narra a história de um herói em sua jornada para salvar a princesa, mas com um diferencial: para cada fase do jogo, músicas diferente que correspondia ao que o jogador estava fazendo. As canções eram criadas por Marcos Castro e pelo estúdio Dumativa em conjunto.

Essa ideia era inovadora para época, mas havia dificuldade em conseguir uma forma de financiar o jogo. Foi aí que, devido a fama do youtube e de influencers que acreditaram no projeto, “A Lenda do Herói” conseguiu ser concretizada pelo Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo.
O sucesso foi imediato, a campanha em 24h já havia quebrado o recorde de arrecadação dentro do Brasil e a Dumativa se consolidou como uma desenvolvedora de jogos, mantendo sua personalidade musical.
A empresa já reconhecida no mercado atingiu novas proporções em 2020, quando o streamer Cellbit, criador do RPG “Ordem Paranormal”, lançou a campanha do seu primeiro jogo ambientado no universo, nomeado “Enigma do Medo”.

Desenvolvida em parceria com a Dumativa, a produção acompanha Mia, uma investigadora paranormal que sai em missão acompanhada de seu medroso cachorro Lupi para encontrar o seu pai, o Senhor Veríssimo. O jogo imprime a marca do estúdio, tendo uma estética em pixel art com 3D com uma trilha sonora marcante.
Como de costume, o jogo entrou em campanha coletiva na plataforma Catarse, e quebrou recordes internacionais. Em menos de 24 horas, a meta base da produção foi batida, garantindo a produção do jogo, mas o mais surpreendente foi o dinheiro arrecadado ao fim do projeto: R$4 milhões, mais de 800% maior do que o esperado.

A desenvolvedora, no momento, está realizando a sequência do jogo “A Lenda do Herói”. Na edição de 2023 da Brasil Game Show, realizada no mês de outubro, o estúdio revelou ao lado do criador de conteúdo Marcos Castro algumas novidades sobre o jogo, como artistas que participarão da trilha sonora do jogo, novas mecânicas e uma variedade de estilos musicais presentes na gameplay. O projeto atingiu 145% da meta estabelecida para o financiamento coletivo, mas ainda não tem uma data de lançamento definida.
Ao longo de sua jornada na indústria, a Dumativa provou o potencial do mercado brasileiro de jogos, imprimindo sua identidade em projetos únicos e com grande personalidade.
Confira mais sobre no vídeo postado em nosso X (antigo Twitter).
Siga O Frango Xadrez no Instagram, Twitter e TikTok