Confira o histórico dos shows cancelados no Lollapalooza

Drake, Blink-182, Dove Camaron e Paramore fazem parte da lista dos artistas que cancelaram shows no Lollapalooza. Imagens: Divulgação

“O Paramore não foi o primeiro – e nem será o último – artista a cancelar sua apresentação no Lollapalooza. Nas últimas edições do Lolla Brasil, um festival de cantores e bandas desmarcaram suas apresentações em datas próximas aos shows.”

Era assim que começava o texto que iria ao ar durante a semana do Lollapalooza. Mas, nesta terça (27), uma nova baciada de cancelamentos chegava ao festival. Dove Camaron, Rina Sawayama e Jaden cancelaram suas apresentações.

Festival anuncia o cancelamento dos shows de Dove Camaron, Rina Sawayama e Jaden. Imagem: @LollapaloozaBr

Como substituição, entraram Greta Van Fleet e Jessie Reyes. Ainda falta uma atração para “compensar” os cancelamentos, mas ainda nenhum nome foi confirmado.

E a edição 2024 não é a única a sofrer com esse problema. Por isso, a equipe do Frango Xadrez compilou, abaixo, os principais shows cancelados ao longo da trajetória do Lollapalooza Brasil:

(Um breve disclaimer: a edição que seria realizada em 2020 não entrará na lista. A gente recorda que os shows aconteceriam entre os dias 3 e 5 de abril, mas, poucas semanas antes, foi declarada Quarentena no estado de São Paulo em detrimento da COVID-19.)

2022: Foi um ano complicado…

2022 também foi marcado por shows cancelados no Lollapalooza
Line-up do Lollapalooza de 2022. Imagem: @lollapalooza

2022 teve, talvez, o cancelamento mais difícil de todos os “Lollapaloozas”:

Foo Fighters

Infelizmente, a banda Foo Fighters teve o show cancelado no Lollapalooza de 2022.
Capa do disco Wasting Light (2012) – Imagem: Divulgação

Com a morte de seu baterista, Taylor Hawkings, a banda Foo Fighters cancelou não só sua apresentação que ocorreria no domingo à noite aqui no Brasil, como todo o resto de sua turnê mundial. Dave Grohl, Pat Smear, Chris Shiflett e Nate Medel voltariam para o Brasil em 2023, no The Town.

Quem mais não participou em 2022?

Quem também integra a lista dos shows cancelados no Lollapalooza é a banda Jane’s Addiction. O grupo fundador do festival passou por problemas relacionados a COVID-19 e teve que remarcar a apresentação para a edição seguinte – onde, desta vez, tocaram mesmo. A galera do King Gizzard & The Lizard Wizard lidaram com a mesma situação, mas não voltaram para a edição seguinte.

A cantora Phoebe Bridgers também tocaria na edição de 2022 do Lolla, mas não apareceu por um “imprevisto de última hora”. A britânica viria ao Brasil para tocar no Autódromo de Interlagos pouco tempo depois, mas com a estreia do Primavera Sound.

2023: Por quem começar?

Em 2023, os shows cancelados no Lollapalooza marcaram a edição do festival.
A edição 2023 do Lollapalooza foi marcada por cancelamentos de artistas – Imagem: @lollapalooza

Ok, chegamos em 2023. Para facilitar, juntamos todos em um grande tópico. O Lolla do ano passado foi marcado pelos cancelamentos de dois headliners e vários outros cantores do line-up. Mas quem foram mesmo?

Dois artistas disputam o pódio das desmarcações mais emblemáticas – e esperadas. Blink-182 e Drake.

Blink-182

A banda americana jamais pisou em terras sul-americanas e, por consequência, claro, também não passou pelo Brasil. Quando o Blink foi anunciado, foi muita empolgação e expectativa para a primeira apresentação da banda por aqui.

Blink-182 fez parte dos vários artistas com os shows cancelados no Lollapalooza.
A banda americana Blink-182 divulga o álbum One More Time. Imagem: Divulgação

Mas, faltando quase 1 mês para a banda se apresentar no festival, boatos afirmando que a banda não tocaria mais no Lolla rodam a internet brasileira.


Por fim, no dia 1 de março de 2023, o Blink-182 anuncia que não participaria da edição de 2023 do Lolla porque o baterista Travis Barker havia quebrado o dedo. Mas, a notícia não era 100% ruim, porque a banda confirmou sua participação no Lolla 2024 – que, por enquanto, segue de pé.

Drake

Cantor canadense Drake teve passagens conturbadas pelo Brasil. Imagem: Creative Communs
Cantor canadense Drake teve passagens conturbadas pelo Brasil. Imagem: Creative Communs

Drake é um artista controverso na cena brasileira. Sua passagem pelo Rock in Rio 2019 foi extremamente conturbada: show mais curto que o previsto, sem transmissão ao vivo, playbacks, desânimo e afins. Os bastidores também foram complicados: Drake não comeu, nem bebeu nada brasileiro e ignorou os fãs em sua chegada ao Brasil.

O público reagiu mal ao anúncio de Drake ao Lollapalooza 2023, justamente pelo seu comportamento não muito simpático nesta outra passagem do canadense pelo Brasil. Muitos atribuíram críticas à escolha do festival e também previam um cancelamento de Drake antes do fatídico acontecimento.

Bom, tudo seguia bem até o dia da apresentação do rapper no Brasil. Muitos boatos já circulavam no – até então – Twitter, mas nada era confirmado. No dia 26 de março de 2023, Drake cancela o seu show e é substituído às pressas pelo DJ Skrillex.

O canadense alegou “circunstâncias imprevistas” que estava “animado para se apresentar”, mas estava “sem membros de sua equipe de som e produção”. A gente mostra o comunicado completo – de oito linhas -, divulgado no Instagram do Lollapalooza:

O cantor canadense Drake integra a lista de shows cancelados do Lollapalooza.
Comunicado do cantor Drake anunciando o cancelamento do seu show no Lollapalooza 2023. Imagem: @lollapalooza.

Mas, esses não foram os únicos shows cancelados no Lollapalooza do ano passado. Omar Apollo, Willow, Dominic Fike e 100gecs também não se apresentaram na edição 2023 do festival.

E isso é um fenômeno recente?

A resposta simples seria: não.

Mas são algumas interpretações possíveis para essa enxurrada de cancelamentos que atinge – cada vez mais – um dos maiores festivais de música do país.

Em 2019, o Lolla contou com alguns cancelamentos. Neste caso, os shows foram adiados durante o festival por causa das fortes chuvas que atingiam São Paulo no momento das apresentações.

Voltando um ano, por motivos pessoais, o cantor Tylor, The Creator também não pôde tocar. Chegando em 2016, os mesmos motivos impediram o rapper Snoop Dogg de subir aos palcos do Lolla.

O fenômeno de artistas cancelarem shows em festivais não é algo recente. Existe desde o início desta modalidade de shows. E o próprio Lollapalooza Brasil já lidou com – alguns – deles.

Mas, isto que vem acontecendo de 2022 para cá, é um fenômeno recente. Foram, em 2 anos, cerca de 14 cancelamentos. O festival não tinha, ao longo de seus 12 anos de existência, lidado com uma onda de cancelamentos tão forte.

Com isso, o público começa a perder sua confiança no festival.

 

 

 

E a pergunta que fica é: o que o Lollapalooza Brasil vai fazer para que isso não aconteça nas edições seguintes?

Siga O Frango Xadrez no InstagramTwitter e TikTok.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *