Arrowverse chega ao fim após dez anos; relembre as séries

Flash, Raio Negro, Batwoman, Supergirl, Sara Lance e Arqueiro Verde (da esquerda para a direita)

Na noite da última quarta-feira (24), a série The Flash teve seu último episódio exibido nos Estados Unidos. A produção chega ao fim após 9 anos e 9 temporadas. O final da série significa também o final do Arrowverse – universo derivado da série Arrow.

O Arrowverse

No início dos anos 2000, a Warner Bros. produziu uma das maiores séries de super-heróis dos últimos tempos – Smallville. A série era exibida na TV aberta americana, no canal The WB, que foi descontinuado em 2006. Com o fim do canal, a Warner se juntou com a CBS e fundou a The CW, também com sinal aberto, que abrigou algumas das séries exibidas na The WB – como Smallville. A série, que contava as aventuras de Clark Kent enquanto Superboy, foi exibida até 2011.

Com o fim da produção, o canal precisava de um título que ocupasse sua programação e gerasse uma boa audiência. Então, no dia 10 de outubro de 2012, foi lançada a série Arrow – Arqueiro, no Brasil – sobre Oliver Queen, o Arqueiro Verde.

A série foi de fato um sucesso, e a CW viu uma oportunidade de criar um universo compartilhado entre séries de heróis que o canal possuísse os direitos. Então, no oitavo episódio da segunda temporada de Arrow, ‘The Scientist’, o cientista forense Barry Allen – o Flash – faz sua primeira aparição. O episódio foi ao ar em 4 de dezembro de 2013. Barry ainda aparece no episódio seguinte, ‘Three Ghosts’, que foi ao ar em 11 de dezembro de 2013. Ainda naquela temporada, no 19º episódio, outros dois personagem que posteriormente fariam parte de ‘The Flash’ aparecem – Cisco Ramon e Caitlin Snow.

Em 7 de outubro de 2014, o Flash ganhou sua própria série. O primeiro episódio conta com a participação de Oliver Queen. No período em que foram exibidas a primeira temporada da série do velocista e a terceira de ‘Arrow’, ocorreram diversos crossovers, totalizando onze episódios – quatro de Arrow e sete de The Flash – com participações especiais. Um deles foi o chamado ‘Flash vs. Arrow’, no oitavo episódio das séries.

Abertura do episódio de 'The Flash' no crossover 'Flash vs. Arrow'
Abertura do episódio de 'Arrow' no crossover 'Flash vs. Arrow'

Abertura de das séries no crossover ‘Flash vs. Arrow’ (Reprodução: The CW)

Em agosto de 2015, a CW lançou a websérie animada Vixen, que contava com aparições de personagens das outras séries do Arrowverse.

Em outubro de 2015, as produções do universo ganharam novas temporadas. Nesse ponto, crossovers já eram comuns, com breves participações acontecendo frequentemente. O quinto episódio da quarta temporada de Arrow teve a aparição de Constantine, personagem que teve sua série exibida pela NBC entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015, mas cancelada logo em sequência. Mas foi em dezembro de 2015 que o primeiro grande evento crossover aconteceu. Foi o chamado ‘Heroes Join Forces’ (Heróis Unem Forças), que preparava o terreno para a terceira série situada no universo: DC’s Legends of Tomorrow. 

O crossover, dividido em três episódios (um em cada série), tinha Vandal Savage como antagonista – o personagem viria a ser o vilão da primeira temporada da nova série. Legends of Tomorrow era estrelada por diversos personagens secundários de Arrow e Flash, além de personagens inéditos no universo.

Ainda naquele ano, aconteceu um crossover entre Supergirl, até então exibida pela CBS, e The Flash. Ao final da primeira temporada, a série não foi renovada pelo canal, sendo “resgatada” pela CW.

O segundo grande evento do Arrowverso aconteceu no final de 2016, nomeado ‘Invasion!’ (Invasão!), onde os heróis lidam com uma ameaça alienígena diferente de tudo que já havia sido enfrentado por qualquer um deles. É o primeiro crossover dividido em quatro episódios, exibidos na seguinte ordem: Supergirl, Flash, Arrow e Legends of Tomorrow.

No final de 2017, foi ao ar mais um crossover dividido em 4 episódios, ‘Crisis on Earth-X’ (Crise na Terra X). No evento, os heróis das quatro séries teriam de libertar a Terra X, universo em que a Alemanha Nazista ganhou a Segunda Guerra Mundial. O crossover ainda está ligado à websérie ‘The Ray: Freedom Fighters’, que se passa nesta terra.

Heróis das séries do Arrowverse se reúnem na Waverider, nave de 'DC's Legends of Tomorrow'
Heróis das séries do Arrowverse se reúnem na Waverider, nave de 'DC's Legends of Tomorrow' (Reprodução: The CW)

Mais uma série foi introduzida ao Arrowverse, com o crossover de 2018 – a série Batwoman. O crossover, nomeado Elsewords, foi dividido em três episódios, de Flash, Arrow e Supergirl. O evento introduz Mar Novu, o Monitor, que fala de uma crise futura que afetará o multiverso. O crossover ainda mostra que a série do Flash, transmitida no início dos anos 90, se passa na Terra 90 do multiverso.

O sexto crossover, Crisis on Infinite Earths (Crise nas Infinitas Terras), foi o primeiro dividido em cinco episódios, das séries Supergirl, Batwoman, Flash, Arrow e Legends of Tomorrow. O evento unificou algumas terras do multiverso, criando a Terra-Prime e inserindo a série ‘Raio Negro‘ entre as séries do Arrowverso. O evento ainda tem crossovers com séries como Smallville, Birds of Prey (Mulher Gato, no Brasil), Lucifer, Titãs, Doom Patrol, Swamp Thing e Stargirl – que não fazem parte da cronologia oficial do Arrowverso.

A oitava temporada de Arrow – a última da série que iniciou o Arrowverso – contou com 10 episódios, com a quarta parte de Crise nas Infinitas Terras sendo o oitavo episódio. Ao final do evento, Oliver Queen sacrifica-se para salvar o multiverso. Os dois episódios restantes da série servem para fechar o ciclo da série – transmitida por oito anos – e abrir caminho para ‘Green Arrow and The Canaries’, que seria um spinoff focado em Mia Queen, filha do arqueiro. A nova série, no entanto, não saiu do papel por diversos motivos, entre eles a pandemia do COVID-19.

Em 2021, a CW não renovou mais duas séries: Raio Negro e Supergirl. A partir dali, restaram poucas obras do Arrowverso – que via seu fim cada vez mais próximo.

A oitava temporada de Flash começou com um evento dividido em cinco episódios, com participações de personagens das outras cinco séries do universo – referenciando o final das séries canceladas ou não renovadas.

DC’s Legends of Tomorrow teve sua sétima temporada em 2022, sendo cancelada em abril daquele ano, pouco mais de um mês após a exibição do último episódio. A série não foi a única finalizada pela CW: Batwoman, após três temporadas, também teve seu final.

The Flash foi a única série que sobreviveu até 2023, indo para sua nona temporada – anunciada como a última da série. A temporada teve treze episódios, e seu último episódio foi exibido na última quarta-feira (24). O final da série marca oficialmente o final do Arrowverso, após dez anos.

Superman & Lois faz parte do Arrowverse?

Lançada em 2021, a série Superman & Lois seria inicialmente parte da cronologia oficial do universo, se passando na Terra-Prime e continuando a história do Superman pós-Crise nas Infinitas Terras. A ideia, no entanto, foi deixada de lado, e a série não tem nenhuma ligação direta com o Arrowverse além dos atores de Superman e Lois Lane.

Com um início impactante, mas com uma grande decaída ao longo de seus dez anos, o Arrowverse marcou época quando o assunto é séries de super-heróis. Vai deixar saudades?

Siga O Frango Xadrez no InstagramTwitter e TikTok. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *