Esquenta para Barbie: relembre alguns dos filmes mais icônicos da boneca

Barbie live action

Prometendo trazer risadas, dramas e até mesmo reflexões, o filme mais esperado do ano, “Barbie”, estrelado por Margot Robbie e dirigido pela premiada Greta Gerwig, finalmente chega às telonas nesta quinta-feira (20). É a primeira vez que a icônica boneca criada em 1959 ganha um filme live action para os cinemas, mas está longe de ser seu primeiro longa. 

Desde 1987, animações das mais diferentes histórias, lançadas diretamente para DVD e acompanhadas de uma coleção de bonecas, trazem a personagem como protagonista e marcam toda uma geração. Inclusive, a versão brasileira do aguardado filme conta com a dublagem de Flávia Saddy, que empresta sua voz à Barbie desde uma das primeiras animações. 

Tudo começou com “A estrela do Rock”, lançado em 1987, e sua continuação “Barbie e as sensações: voltando para a terra do Rock” do mesmo ano. Depois de um hiato de 14 anos, os filmes da personagem voltaram a ser produzidos, com o clássico “O Quebra Nozes”, em 2001, e desde então ao menos um filme da boneca foi lançado ao ano. Em tantos anos de história, alguns deles se tornaram verdadeiros clássicos, sendo lembrados até hoje em dia.

Barbie: a princesa e a plebéia

Filme Barbie a princesa e a plebeia
Cena do filme filme "Barbie: a princesa e a plebéia" (Imagem: Reprodução/ Universal Studios)

Talvez um dos filmes mais lembrados pelos fãs, o longa lançado em 2004 conta a história do encontro inesperado entre a princesa Anneliese e a plebeia Erika, meninas com aparências muito similares entre si. Em meio a conspirações que colocam o reino em perigo, as duas trocam de lugar, o que acaba gerando mais problemas do que soluções. 

O filme foi o primeiro musical entre os filmes da Barbie, algo que se tornou característico na franquia. Com 7 músicas em seu repertório, a mais icônica, sem dúvidas, é “Eu sou assim como você”, que levou o longa a ser eternizado na memória dos fãs. 

Comprovando sua posição como um clássico da boneca, “A princesa e a Plebeia” chegou a ganhar uma espécie de remake em 2012, com “A princesa e a Popstar”, mantendo a trama de duas meninas parecidas entre si que trocam de lugar, mas dessa vez em um cenário atual.

Saga Fairytopia

DVDs dos filmes que compõe a Saga Fairytopia
Capas dos DVDs dos DVDs dos filmes que compõe a Saga Fairytopia (Imagem: Reprodução/ Universal Studios)

Composta pelos filmes “Fairytopia” (2005), “Fairytopia: Mermaidia” (2006), “Fairytopia: A Magia do Arco-Íris” (2007) e “Butterfly: Uma nova aventura em Fairytopia” (2008), o arco de Fairytopia é o maior e único com tantos filmes entre as animações da Barbie. 

Contado com personagens icônicos dentro do universo da boneca, como o pet Bibble, a história gira em torno da fada Elina, uma moradora da terra de Fairytopia que faz de tudo para salvar seu lar, desde partir em uma aventura, mesmo que sem asas, para recuperar o poder de voar dos moradores do mundo encantado, transformar-se em uma sereia para salvar o mundo das sereias e entrar em uma escola de fadas.

A partir do quarto filme, Butterfly assume o protagonismo, em uma aventura onde enfrenta uma vilã que ameaça a princesa do reino. A personagem volta em um quinto filme da saga de 2013, nomeado “Butterfly e a Princesa Fairy”, lançado 5 anos após a conclusão da saga. 

Barbie e a princesa da ilha

Imagem de divulgação de Barbie e a princesa na ilha
Imagem de divulgação de "Barbie e a princesa da ilha" (Imagem: Divulgação/ Mattel Entertainment)

Lançado em 2007, o filme traz Rosella como protagonista, uma garota sobrevivente de um naufrágio e criada em uma ilha deserta por animais até sua adolescência, quando é encontrada pelo príncipe Antônio, que a leva junto de seus amigos para a civilização. Chegando lá, Rô se vê em meio a uma trama secreta do reino, e é a única capaz de impedi-la. 

O segundo filme musical da boneca cativou o público com seus personagens e visuais únicos, como o clássico vestido de Rosella.

Barbie e o castelo de diamantes

Cena de Barbie e o castelo de diamantes
Cena de "Barbie e o castelo de diamantes" (Imagem: Reprodução/ Universal Studios)

Protagonizado por Liana e Alexa, o filme de 2008 conta a história das duas amigas que levam uma vida simples repleta de música, uma paixão em comum. Tudo muda quando elas encontram um espelho mágico com uma mulher presa nele, que as pede ajuda para encontrar o desaparecido Castelo de Diamantes e assim libertá-la.  As duas então partem em uma aventura repleta de perigos e que colocará sua amizade à prova. 

O musical foca na amizade das personagens ao invés do romance, que mesmo estando presente, aparece em uma escala muito menor do que nos filmes anteriores. Esse também é o primeiro filme onde Barbie divide o protagonismo com outra personagem: Teresa, sua melhor amiga e “intérprete” de Alexa. 

Barbie: moda e magia

Imagem de divulgação de "Barbie: moda e magia" (Imagem: Divulgação/ Mattel Entertainment)

Com uma trama mais simples e “pé no chão” em relação aos anteriores, o filme de 2010 acompanha um momento conturbado da carreira de Barbie, que é piorado pelo suposto término entre ela e Ken. Abalada, a personagem embarca em uma viagem à Paris para visitar sua tia e estilista Millicent, porém, chegando em seu ateliê, descobre que ela está falida, principalmente por conta da estilista Jacqueline, que roubou todas as suas ideias. Assim, com a ajuda da assistente Alice e de fadas escondidas em um guarda-roupa misterioso, Barbie vai fazer de tudo para impedir que o ateliê feche. 

O filme chama a atenção por alguns fatores, como ser o primeiro filme, com exceção de “Diário da Barbie”, a trazer a personagem de fato como protagonista, estabelecendo que todos os filmes até então foram atuações da atriz Barbie, ideia reforçada em “O segredo das fadas”, lançado em 2011. 

“Moda e Magia” também dá mais destaque a Ken, com um arco humorístico do personagem passando por obstáculos para chegar à Paris e desfazer o mal entendido do seu término com a namorada. 

Extra: Barbie life in the dreamhouse

Imagem de divulgação de Barbie life in the dreamhouse
Imagem de divulgação de "Barbie life in the dreamhouse" (Imagem: Divulgação/ Mattel Entertainment)

Além dos filmes, Barbie também ganhou uma série animada em 2012, sendo lançada no próprio site da boneca, sendo disponibilizada posteriormente no YouTube e no streaming Netflix. A série ampliou a gama de personagens do universo Barbie, trazendo suas irmãs, que já haviam feito uma aparição no filme “Barbie: Um natal perfeito”, de 2011, amigas e revivendo personagens marcantes, como Raquel e Ryan. 

Após 7 temporadas, “Barbie life in the dreamhouse” foi finalizada em 2015. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *