Como começar a ler quadrinhos da DC

James Gunn nos últimos meses mostrou, através de um vídeo, o futuro dos filmes e séries da DC Comics. Além disso, prometeu que diferente dos filmes mais recentes, os próximos estão sendo estruturados para que tudo simplifique. Isso é um ótimo motivador para começar a ler, já que devemos ver vários filmes dos heróis nos próximos anos.

O diretor deu diversas explicações sobre o futuro cinematográfico da DC. Além de mostrar as próximas séries e filmes, deixamos recomendações de ótimos quadrinhos relacionados e de fácil acesso.

DC Comics, o novo Universo Cinematográfico

DC Elseworlds

A iniciativa não pretende apagar todos conteúdos em andamento, elas serão abordadas como fora do universo principal dos filmes. Obras como os filmes do Batman de Matt Reeves e Joker de Todd Phillips são exemplos que ficarão fora do plano de 8-10 anos.

Para os fãs dos quadrinhos ou até das séries do Arrowverse, o nome Elseworlds não é incomum. A ideia é a mesma que abordada nas séries, um selo específico para abordar linhas do tempo alternativas, no quais, vemos outras versões de personagens que estamos acostumados.

O bom para os fãs que desejam entender como funciona esse selo é que as principais histórias são fechadas em encadernados e já foram publicadas pela Panini no Brasil. Entre elas, vale a recomendação de:

Batman: A Piada Mortal

Imagem: Reprodução

Esse encadernado, escrito por Alan Moore, conta talvez a história mais sombria e aclamada do herói, nela temos a origem mais conhecida do maior arqui-inimigo do Batman, o Coringa, partindo da premissa de que “É necessário apenas um dia ruim para fazer qualquer um virar o coringa”. Ao mesmo tempo, conhecemos como o vilão se tornou o que é hoje e podemos ver a tentativa do mesmo em enlouquecer o comissário Jim Gordon.

Superman Entre a Foice e o Martelo

Imagem: Reprodução

A história do Superman já foi contada de diversas maneiras, mas é na minissérie de Mark Millar que vemos a talvez mais controversa versão do Homem de Aço. Nesta edição, Clark Kent ao invés de cair em uma fazenda americana, ele para na antiga União Soviética, em uma fazenda ucraniana. 

Além disso, é apresentada a versão soviética da Mulher Maravilha, que ao desenrolar da história, vira parceira de Superman enquanto lidam com Lex Luthor, o líder americano. O vilão está buscando meios de derrotar a maior arma da guerra fria, se aliando ao Batman russo, que deseja acabar com o governo comunista imposto pelo Superman. 

DC Comics: O Reino do Amanhã

Imagem: Reprodução

Uma das edições mais aclamadas da DC Comics é uma história Elseworlds. Nessa versão, escrita por Mark Waid e desenhada por Alex Ross, somos jogados para o futuro dos principais heróis que conhecemos, muitos estão aposentados ou mortos. Aliás, a terra agora possui mais pessoas com super poderes do que sem, e assim a necessidade de super heróis agindo constantemente se tornou obsoleta.

Ao mesmo tempo que há diversos heróis agindo, muitos são irresponsáveis e não sabem controlar seus poderes, colocando civis em risco. Isso faz com que o Superman, aposentado há anos, com a ajuda de uma entidade intitulada Espectro, retorne a ação para por juízo nos novos heróis, o que desencadeia em uma grande batalha entre novos e velhos heróis.

O Reboot da DC Comics

Como a Warner Bros já tinha títulos da editora dos quadrinhos para serem lançados em meio a esse planejamento, era necessário um reset para poder entender melhor o que está dentro do plano de James Gunn e o que ficou de fora.

O filme escolhido para isso é o polêmico The Flash, estrelado por Ezra Miller. A obra será a última peça do confuso universo antigo da DC. Apesar das críticas e dos acontecimentos antes do lançamento, a ideia de usar o The Flash para fazer um reboot não é nova.

Imagem: Reprodução DC

Nos quadrinhos temos o Flashpoint, uma das maiores sagas recentes da editora. Na HQ vemos Barry Allen voltar no tempo, motivado pela perda de sua mãe, o que acaba por gerar mudanças drásticas para todos que existem, como um Superman que nunca chegou a ser o herói que conhecemos e Bruce Wayne sendo morto no beco ao invés de seus pais.

A partir desse filme, temos duas obras que são remanescentes da antiga linha do tempo: Besouro Azul, com a participação da atriz Bruna Marquezine, e a sequência de Aquaman. De acordo com James Gunn, apesar de não fazerem parte do plano, ambos personagens ainda devem ingressar nos futuros projetos da franquia.

Para o Besouro Azul e Aquaman não há tantas recomendações dentro dos quadrinhos publicadas no Brasil, mas a segunda temporada da série animada Justiça Jovem apresenta o que podemos esperar desse super herói e do grande vilão, Arraia Negra, nas telonas.

Imagem: Reprodução DC
Imagem: Reprodução DC

DC Comics: Capítulo I: Gods and Monsters

Rumo ao Capítulo 1

Após consolidar as diferenças entre as antigas produções e as que estão por vir, em 2025 teremos a primeira parte dentro do novo universo apresentado. Apelidada de Deuses e Monstros (tradução livre), a fase começará com duas séries, sendo a primeira Creature Commandos, uma série animada baseada em personagens vistos no remake de Esquadrão Suicida. De acordo com James Gunn, veremos alguns desses personagens aparecendo em outros projetos, seja live action ou animação, enquanto outros não.

Imagem: Reprodução

A segunda série se chama Waller, criado por Christal Henry (Watchmen) e Jeremy Carver (Doom Patrol), e será focada na Amanda Waller (Viola Davis). Ainda não temos muitas informações sobre, mas o que foi informado é de que se passará entre a 1º e a 2º temporada de O Pacificador.

Essas duas séries são as mais autorais que teremos até agora. Não há muitos quadrinhos para recomendar que sejam de fácil acesso no Brasil ou que abordem esses personagens profundamente.

Imagem: Reprodução DC

Superman Legacy

Imagem: Reprodução

O Filme está sendo escrito e será dirigido pelo próprio James Gunn, com data de lançamento prevista para 11 de julho de 2025, e é considerado o recomeço do universo cinematográfico da DC. Tudo que se sabe sobre é que Henry Cavill não voltará ao papel de homem de aço. O filme remete ao legado do Superman e irá retratar o herói tentando achar o equilíbrio entre sua herança alienígena e sua vida terrestre.

A imagem selecionada na apresentação do filme foi capa de Grandes Astros: Superman, escrito por Grant Morrison e desenhado por Frank Quitely. A obra conta as últimas tarefas do Superman antes de morrer, devido um plano de Lex Luthor, reprisando seu heroísmo e o legado. Muito provavelmente não veremos a morte do herói, mas possivelmente teremos um enredo focado em um jovem Superman tentando entender a importância do seu legado.

Lanterns 

Imagem: Reprodução

A primeira grande série do primeiro capítulo será Lanterns, focada nos lanternas verdes Hal Jordan e John Stewart. A obra terá um grande mistério, seguindo um estilo detetive, e terá um papel importante dentro do universo que James Gunn está criando. 

Ainda não há data de lançamento para a série, mas enquanto esperamos próximos anúncios, um ótimo quadrinho do herói é o Lanterna Verde: Terra Um. A HQ mostra a origem do herói reformulado para fora da linha cronológica oficial da editora, ou seja, faz parte do Elseworlds da DC Comics. 

A história explica diversos conceitos fundamentais para o entendimento do personagem, mesmo sendo de um estilo diferente do que vemos no dia a dia dos quadrinhos. Além disso, ela faz diversas referências aos livros e filmes Sci-Fi, que é outro ótimo motivo para ler se você for fã desse gênero.

DC Saga: A noite Mais Densa

“No dia mais claro, Na noite mais densa, O mal sucumbirá ante a minha presença, Todo aquele que venera o mal há de penar, Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”

Imagem: Reprodução

Para aqueles que desejam se aprofundar na mitologia dos anéis e dos lanternas verdes, essa saga é uma ótima recomendação. Nela vemos os piores momentos para Hal Jordan e para a maioria dos heróis. 

Na história, o Mão Negra, encarregado do anel negro, parte para a terra em busca de transformar todos em seus escravos do anel. O quadrinho mostra diversos heróis que estavam mortos na época (como Batman, Terra, Gavião Negro, Caçador Marciano entre outros) sendo revividos pelo poder do anel e lutando contra seus antigos companheiros. 

Além de apresentar o poder e a tropa dos 7 espectros emocionais, a saga estabelece todos os personagens que podemos ver apresentados na série e ainda introduz a história de outros personagens da DC Comics.

Authority: O quadrinho fora da DC Comics

Imagem: Reprodução

Nos quadrinhos, Authority é um grupo de heróis fora da linha da DC Comics. Os personagens faziam parte da editora Wildstorm, criada nos anos 90 pelo Jim Lee, mas a produtora foi comprada pouco tempo depois. 

A história desses heróis é bem diferente do que estamos acostumados nos quadrinhos, com o enredo bem mais próximo da realidade do que os mocinhos da DC. Além disso, traz temas mais modernos e sem a pureza e bondade religiosa das demais HQs, realmente sendo uma autoridade acima de qualquer outra. As edições publicadas nos anos 90 e 2000 foram sucessos absolutos e até hoje vemos impactos em outros quadrinhos.

James Gunn afirmou em vídeo que o filme planejado desse grupo de heróis é bem diferente do que estamos acostumados. Além disso, o filme promete trazer os heróis que sempre foram paralelos ao universo para dentro da trama principal.

Paradise Lost

Imagem: Reprodução

Paradise Lost será uma série completamente focada em Themyscira, a ilha da mulher maravilha e as amazonas. De acordo com o idealizador do universo DC, será uma mistura de Games of Thrones com as histórias da Mulher Maravilha.

Podemos esperar uma história envolvendo a origem da própria heroína, enquanto vemos o desenvolvimento e as guerras enfrentadas pelas amazonas em defesa da sua ilha exclusiva de mulheres.

No Brasil, o quadrinho que serve de inspiração foi publicado pela editora Eaglemoss em 2016, com o nome homônimo de Paraíso Perdido, obra de Phil Jimenez. Mesmo sendo um quadrinho de difícil acesso nos dias de hoje, devido a data e o contexto da publicação, é um ótimo quadrinho para descobrir o que podemos ver na série.

Mulher Maravilha Ano Um

As edições da Mulher Maravilha Ano Um, escritas por Greg Rucka e desenhado pela Nicola Scott, são uma boa recomendação.  A história conta a origem da heroína reimaginada para os dias atuais, sendo uma ótima forma de descobrir mais sobre a personagem em um volume fechado.

Imagem: Reprodução

Brave and Bold Batman

Imagem: Reprodução

O primeiro filme do Batman dentro do universo dos filmes será baseado nas aclamadas edições do Grant Morrison e Frank Quitely. A história dos quadrinhos é focada na relação do herói com o Robin, no caso o filho dele, Damian Wayne.

O longa se baseia na interação entre os dois e em como o Batman tem que aprender a ser pai enquanto tenta educar o filho com temperamento forte e que foi criado pelo vilão Ra ‘s Al Ghul para ser um assassino.

Batman e Filho / Batman e Robin

Não faltam recomendações de quadrinhos do Batman, mas se você quer histórias sobre a relação dos dois, o mais certo é o Batman e Robin, no qual conta justamente a possível trama do filme. Outra HQ que aborda o tema é Batman e Filho do mesmo autor. Ambas são ótimas histórias disponíveis em encadernados no Brasil com enredos fechados.

Imagem: Reprodução DC Animations

Booster Gold

Imagem: Reprodução

Uma das últimas séries anunciadas por James Gunn até o momento é a história de origem de talvez o mais importante super herói B recente da DC Comics. O Gladiador Dourado, como é conhecido nos quadrinhos brasileiros, é um personagem do século 25 com o desejo de se tornar um super herói como aqueles que via nos museus da sua época. Então, Michael Carter decide roubar a tecnologia avançada da sua época e voltar ao passado para realizar seu sonho.

Poucos quadrinhos de fácil acesso, exclusivos desse herói, saíram no Brasil, mas ele aparece bastante como personagem secundário de revistas, como a do Superman e da liga da justiça, mas dentre os que ele tem um maior destaque, vale ressaltar o da:  

Liga da Justiça Internacional:

Imagem: Reprodução

Estamos falando mais especificamente dos quadrinhos da aclamada fase de J.M DeMatteis e Keith Griffen. A Liga da Justiça Internacional  está saindo no Brasil em capa cartão, com mais de 20 volumes disponíveis até agora. A equipe, além de ter uma participação incrível do personagem, mostra outros heróis que não tinham grandes participações em HQs da editora.

Supergirl: Woman of Tomorrow

Imagem: Reprodução

Supergirl sempre viveu à sombra do seu primo distante Superman. Enquanto o Homem de Aço vivia da glória e da fama na Terra, Kara, Alter-ego da heroína, teve uma trajetória de tragédias através da galáxia.

O último filme anunciado do universo DC até agora será baseado inteiramente em uma das HQs mais recentes da editora: Supergirl: A Mulher do Amanhã, escrita pelo sombrio e trágico Tom King e desenhada pelos traços incríveis da brasileira Bilquis Evely. Esse quadrinho ganhou os corações de todos os leitores no ano passado, concorrendo ao Eisner (a maior premiação dos quadrinhos) na categoria de melhor minissérie. 

Mesmo sendo um quadrinho recente, já é considerado um dos maiores clássicos dos últimos tempos vindo da DC Comics. O roteiro incrível permite que o leitor descubra uma Supergirl, cheia de marcas e cicatrizes do seu passado, se aventurando pelo universo enquanto tenta se descobrir. Enquanto o roteiro consegue transmitir as ideias claramente, os desenhos de Bilquis impactam e prendem o leitor na história. 

Monstro do Pântano

Imagem: Reprodução

O antigo personagem da DC Comics ganhará um filme contando sua origem sombria. Ainda não se tem muita informação sobre a história, que será desconexa do restante do universo, entretanto podemos esperar algo semelhante ao que vimos nos quadrinhos de Alan Moore, que popularizaram o personagem e o transformou no marco que ele é hoje para a editora.

É justamente esse quadrinho que deixo de recomendação para conhecer mais o personagem. Além de estar sendo republicado pela Panini em formato de edição absoluta, é um dos maiores clássicos da editora.

Imagem: Reprodução

Vale também ressaltar os novos quadrinhos que estão saindo do personagem, escrito por Ram V e desenhado por Mike Perkins. Apesar de ser uma história completamente nova que de nada se lembra com o clássico dos anos 80, a HQ vem ganhando os corações dos leitores pelas mudanças na história original.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile