Dia 27 de março de 2023 foi a data determinada pela empresa de jogos Nintendo para o desligamento da eShop de dois de seus consoles: o 3DS e o WiiU. A loja já contou com diversas modificações durante o ano e, no momento, já não conta com mecanismos para adicionar fundos diretamente às contas de usuários, contudo, a partir do dia 27 ficará completamente indisponível. Conteúdos que já foram comprados podem ser baixados e atualizados até a data do fechamento, mas depois disso até os jogos e aplicativos gratuitos não poderão ser obtidos por meio do canal virtual.
Os consoles afetados pela mudança já contavam com uma década de existência e já tinham perdido a prioridade dentro da empresa para o console híbrido “Nintendo Switch”, mas durante um bom tempo foram os protagonistas da empresa no mercado. Desenvolvidos como sucessores do DS e do Wii, os consoles ficaram conhecidos pela sua retro-compatibilidade com os jogos da empresa e pelo salto tecnológico proporcionado nos jogos. O real protagonista da geração foi o 3DS, que chegou a esgotar na época do seu lançamento e se tornou palco dos principais jogos e inovações da Nintendo durante boa parte de sua existência.
Updates on the discontinuation of #eShop for Wii U and Nintendo 3DS family systems:
— Nintendo of Europe (@NintendoEurope) July 19, 2022
- As of 29/08/2022, it will no longer be possible to add funds.
- As of 27/03/2023, purchases will no longer be available.
More details: https://t.co/1H8i5vARTz
Decadência dos consoles e Switch
A produção de hardwares das duas linhas já tinha sido descontinuada há alguns anos. No caso do sistema 3D, em 2020 todas as versões do console já tinham sido abandonadas. O WiiU, que já estava sofrendo pela falta de atenção dos próprios fãs da empresa, sumiu das prateleiras um pouco antes, em 2017.
Ambos foram marcos na história dos videogames, sendo o 3DS a porta para o avanço gráfico para vários jogos e franquias da empresa e o WiiU, que foi a primeira tentativa de produzir um console realmente híbrido e que, sem dúvidas, abriu o caminho para um dos sistemas mais aclamados da indústria de jogos: O Switch.
Apesar das mudanças em relação às linhas mais antigas de videogames, a loja virtual do Nintendo Switch continua de pé e sem previsões para o fim de sua produção ou fechamento dos servidores. O console que se tornou um dos principais competidores da sua geração de sistemas ainda conta com lançamentos e anúncios de jogos que insinuam que o console de seis anos de idade ainda tem um longo caminho pela frente.
Siga O Frango Xadrez no Twitter, Tiktok e Instagram.
Texto muito bom!!!