Confira os “vencedores” do 43º Framboesa de Ouro

Estatueta do prêmio 'Framboesa de Ouro.'

Nesse sábado, véspera da cerimônia do Oscar, o Prêmio Framboesa de Ouro, que nomeia tudo que teve de pior nas produções cinematográficas do ano, anunciou os “vencedores” – ou nem tanto – de sua 43ª Edição. Confira a lista:

Pior Filme: Blonde

A pseudo cinebiografia de Marilyn Monroe – interpretada por Ana de Armas – foi amplamente criticada pelo seu nível de apelação. Curiosamente, a atriz recebeu uma indicação ao Oscar – de Melhor Atriz – por sua performance. O filme está disponível na Netflix.

Atriz Ana de Armas como Marilyn Monroe, no filme 'Blonde'
(Reprodução: Netflix)

Pior Ator: Jared Leto (Morbius)

O filme, que é mais um dos fracassos da Sony na tentativa de emplacar um universo próprio com personagens da Marvel, teve mais uma das atuações desastrosas de Jared Leto em filmes de quadrinhos – sua primeira indicação ao prêmio foi por sua atuação como Coringa, em ‘Esquadrão Suicida’ (2016). Na última edição, Leto teve duas indicações (ambas por ‘House of Gucci’) e uma “vitória”. Morbius está disponível para assinantes do HBO Max.

Jared Leto como Morbius, no filme de mesmo nome.
(Reprodução: Sony)

Pior Atriz: Prêmio dado ao próprio Framboesa de Ouro

Os organizadores do prêmio nomearam a atriz mirim Ryan Kiera Armstrong, de ‘Firestarter’ (nomeado ‘Chamas da Vingança’ no Brasil) e reconheceram que não era de bom tom a indicação de uma criança ao prêmio, os levando ao concedê-lo à própria produção do Framboesa de Ouro. Para evitar que o erro aconteça mais vezes, a idade mínima para concorrer ao “prêmio” foi aumentada para 18 anos.

Prêmio de Redenção do Framboesa de Ouro: Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin)

Na 25ª edição dos Razzies, Colin Farrell foi indicado para o prêmio de Pior Ator, por sua atuação como ‘Alexandre, o Grande’ no filme ‘Alexandre’ (2004). 18 anos depois, Colin foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por ‘Banshees de Inisherin’ – e foi honrado com o prêmio de redenção.

Ator Colin Farrell ao lado de um burro, cena do filme 'Os Banshees de Inisherin'
(Reprodução: 20th Century Studios)

Pior Atriz Coadjuvante: Adria Arjona (Morbius)

O filme da Sony teve poucas coisas que se salvaram. A atuação da porto-riquenha definitivamente não foi uma delas. Assim como quase tudo no filme, a atuação de Arjona como Martine Bancroft – o interesse amoroso do protagonista – é bem esquecível.

Pior Ator Coadjuvante: Tom Hanks (Elvis)

Enquanto Austin Butler, que interpretou Elvis, está indicado e é um dos favoritos para o Oscar de Melhor Ator, Tom Hanks não teve o mesmo prestígio. Interpretando Coronel Tom Parker, empresário de Elvis, Tom foi “premiado” por sua atuação – considerada por alguns críticos como uma das piores da carreira do ator. O filme está disponível no HBO Max.

Tom Hanks interpretando Tom Parker, no filme Elvis.
(Reprodução: YouTube/Warner Bros. Pictures)

Pior Dupla: Tom Hanks e seu rosto carregado de látex (e seu sotaque ridículo)

O prêmio da categoria – dado no ano anterior a LeBron James e qualquer personagem que ele dribla em ‘Space Jam: Um Novo Legado’ – premia uma espécie de dupla de elementos presentes no filme. Foi o segundo prêmio dado ao aclamado filme ‘Elvis’ – vemos que Coronel Tom Parker destoa do resto do filme.

Pior Remake, Cópia ou Sequência: Pinóquio, da Disney

Diferente da adaptação do clássico feita por Guillermo del Toro e disponível na Netflix (indicada e favorita ao Oscar de Melhor Animação), o longa da Disney foi um fracasso. O filme é apenas mais uma replicação da conhecida história já vista muitas vezes pelo público.

Gepeto (Tom Hanks) ao lado de Pinóquio, em 'Pinóquio' (2022)
(Reprodução: Disney)

Pior(es) Diretor(es): Machine Gun Kelly (creditado como Colson Baker) e Mod Sun (Good Mourning)

MGK já é bem controverso quando o assunto é sua qualidade musical. O artista tentou se aventurar no mundo cinematográfico – pode-se ver que não deu muito certo. O filme, com um elenco recheado de celebridades, como os próprios diretores, Megan Fox, Dove Cameron, Pete Davidson e Snoop Dogg, pode ser considerado uma versão americana de ‘Internet – O Filme’?

Imagem de divulgação do filme 'Good Mourning'
(Reprodução: Site/Good Mourning)

Pior Roteiro: Blonde (roteiro adaptado por Andrew Dominik do livro de mesmo nome, escrito por Joyce Carol Oates)

A abordagem realizada pelo roteirista ao adaptar o livro de Oates foi bem criticada – é apontada como uma tentativa falha de homenagear a estrela de Hollywood, que retrata Marilyn de uma forma completamente equivocada.

Nenhum ator ou diretor quer estar presente em uma lista como essa – diferente do Oscar, premiação que acontece na noite deste domingo e você poderá acompanhar a cobertura no site e nas redes sociais (Twitter e Instagram) d’O Frango Xadrez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *