Greve dos roteiristas: O que está acontecendo?

As mudanças nos formatos de consumo de filmes e séries não tem afetado apenas o comportamento dos espectadores, mas também estão causando mudanças no mercado de trabalho da indústria cinematográfica americana. Dia 2 de maio de 2023 o sindicato americano de roteiristas – a “writers guild of america” – fez um anúncio convocando a greve da categoria.

Quais foram as causas da greve?

É possível falar que a principal causa – mas não a única – é a precarização do trabalho dos roteiristas. Com os salários diminuindo em comparação com o histórico da profissão, os roteiristas estão tendo de trabalhar com equipes menores e mais isoladas do restante da produção para arcar com a criação de seus textos. Essa prática que tem se tornado mais comum no modelo de negócios criado na última década costuma acabar em filmes e séries com diversos problemas, mas o principal impacto é para os escritores, que ficam sobrecarregados e não recebem nenhuma compensação.

A segunda maior causa seria o fim dos “residuais”. Esse termo é o nome que se dá ao valor que os roteiristas recebem pela exibição de suas obras. Cada vez que uma emissora compra e exibe um episódio de uma série uma parcela dos seus lucros vai para o roteirista, entretanto os serviços de streaming e suas novas dinâmicas para a exibição de séries têm gerado um problema: segundo as plataformas, em algumas produções o saldo de residuais dos roteiristas é insignificante, de modo que os profissionais acabam não recebendo um pagamento de acordo com o seu trabalho.

O crescimento de inteligências artificiais também tem gerado preocupação nos profissionais da área. Algumas produções já mostraram interesse em usar as ferramentas de inteligência artificial nos seus processos criativos, um grande problema para os roteiristas. Os profissionais apontam a possibilidade de uma precarização ainda maior da carreira e a extinção de diversas vagas de trabalho.

E como ficam os filmes e as séries?

Não é possível dar uma previsão certeira do que irá acontecer, mas vale citar a greve de 2007. Entre o fim de 2007 e os primeiros meses de 2008 os roteiristas americanos fizeram uma greve que, sem dúvidas, impactou a indústria. Mesmo após o fim da greve, os anos que seguiram o movimento entregaram ao público alguns filmes e séries com sérios problemas de roteiro. Um exemplo é a série Lost, que na opinião de alguns fãs, foi severamente impactada pela crise.

Siga O Frango Xadrez no InstagramTwitter e TikTok.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *