No início do mês de março de 2023, na rede social de profissões LinkedIn, a Nintendo américa divulgou uma vaga de emprego para especialistas bilíngues especializados em português e na américa latina.
No fim do ano passado, com o lançamento de Pokémon Scarlet e Violet no Brasil, diversos influenciadores do ramo de vídeo-games se posicionaram exigindo a tradução localizada dos jogos lançados no brasil, como foi o caso de Casemiro, um dos maiores streamers da plataforma Twitch, que se juntou às campanhas dos fãs.

A vaga, aberta no início de março, já tem mais de 200 candidatos.
Leia também: eShop no 3DS e WiiU: 15 dias para o fechamento
A relação da Nintendo com o Brasil
A empresa de jogos já contava com um histórico recente de relações conturbadas com o mercado brasileiro. Em 2015, a Nintendo havia declarado que os negócios da marca no país tinham se tornado insustentáveis, encerrando suas atividades em solo brasileiro três anos depois do lançamento de seu ultimo console, o WiiU.
A atitude foi criticada pelos fãs dos produtos que passaram a sofrer dificuldades para obter os jogos e serviços da empresa. Durante cinco anos a situação se manteve igual, até que no meio de 2020 a empresa anunciou o retorno da eShop nacional e a distribuição de seu sistema atual, o Nintendo Switch, na região (três anos depois do lançamento mundial).
Desde seu retorno a empresa continuou a receber críticas pela falta de inclusão da língua portuguesa em seus jogos, que provoca a exclusão de boa parte dos consumidores da marca.
Siga O Frango Xadrez no Instagram, Twitter e TikTok.