O que marcou a passagem do Coldplay no Brasil

Coldplay realizou 11 shows no Brasil

A banda britânica Coldplay está em uma turnê mundial de seu mais recente álbum, Music of the Spheres, desde Março de 2022. Já tendo passado por países como México, Estados Unidos, Argentina e Alemanha, a vez do Brasil finalmente chegou.

Nas últimas duas semanas, Chris Martin e sua banda fizeram 11 shows em solo nacional, começando em São Paulo (seis shows) no dia 10 de março, passando por Curitiba (dois shows) e finalizando no Rio de Janeiro (dois shows), na última terça feira (28). 

Saiba quais foram os momentos mais marcantes do grupo durante sua passagem por aqui. 

O Show no Rock in Rio

Antes de iniciar a sua maratona de shows solos, Coldplay se apresentou na edição de 2022 do Rock in Rio. A banda foi headliner do terceiro dia do festival (10 de setembro), sendo o último show da noite. Apesar das chuva imparável que atingiu o Rio de Janeiro no dia, o grupo entregou um show magnífico, marcado pela interatividade da banda e participação do público. 

A apresentação, que contou com momentos como Chris Martin, o vocalista, cantando uma versão traduzida de “Magic”, um dos grandes sucessos da banda, foi eleito como o melhor show do festival pelo público, e com certeza entrou para a história do Rock in Rio. O espetáculo foi gravado pela própria banda e possivelmente fará parte de um futuro documentário. 

A mudança de datas

A rotina pesada de shows, somada ao provável dano que a chuva do Rock in Rio causou gerou consequências a Chris Martin. O cantor sofreu uma infecção pulmonar, levando ao adiamento das apresentações. No Brasil, estavam marcadas para acontecer em outubro de 2022, mas ganharam novas datas em março de 2023. 

Em São Paulo, as performances precisaram ser realocadas, mudando do estádio Allianz Parque para o estádio do Morumbi. A troca possibilitou a venda de mais ingressos, e para a surpresa dos fãs, a banda também anunciou mais shows na cidade.

Um mar de luzes

Coldplay distribui em seus shows pulseiras de LED controladas à distância por um infravermelho desde a turnê Mylo Xyloto, a mais de uma década. Durante o show, as pulseiras brilham e piscam de diferentes cores conforme a música que está sendo tocada, criando um verdadeiro espetáculo visual. Chris Martin destaca que as pulseiras mudaram a maneira com que a banda faz os shows, já que possibilita uma maior interatividade entre os membros e a plateia. 

Plateia com pulseiras de LED no show do Coldplay
Show de luzes durante uma apresentação (Imagem: Coldplay)

As pulseiras contam com sete LEDs envoltos por uma caixa feita de plástico produzido com cana-de-açúcar, o que reduz a emissão de carbono durante sua produção em 400% ao comparado com o plástico PET. Mesmo assim, a banda reforça em seus shows a importância de devolver os acessórios após o final, a fim de evitar o aumento de produção e de custos. 

Preocupação ambiental e social

Não é só a produção diferenciada das pulseiras LED que se destaca. A banda britânica vem se mostrando há muito tempo como ativistas ambientais, tomando diversas medidas para reduzir os danos à natureza durante suas turnês. 

Entre as medidas tomadas, Coldplay reduziu em 50% a emissão de carbono em relação a sua última turnê, utilizando combustíveis de origem natural, e reduziu o gasto de energia. Essa última foi possível com a colaboração dos fãs, que antes e durante as apresentações, pedalavam bicicletas e pulavam em pisos cinéticos espalhados pelos estádios, convertendo a energia aos palcos. 

No Brasil, o grupo realizou uma parceria com a SAP para, além de reduzir os danos ambientais, desenvolver um aplicativo que traz informações das medidas tomadas e dicas de conscientização ambiental aos fãs. No app, também é possível encontrar fotos oficiais tiradas do show e jogos temáticos. 

Além da preocupação ambiental, Coldplay também se demonstra ativo em pautas sociais, realizando ações em prol da inclusão. No Brasil, em parceria com a ONG SP Invisível, a banda levou quatro moradores de rua para assistirem a apresentação do dia 17 de março.

Convidados mais do que especiais

Na maioria de seus shows no Brasil, Coldplay chamou cantores brasileiros para subirem ao palco com eles e fazerem uma rápida apresentação juntos. Rael, Sandy e Seu Jorge foram os principais convidados, sendo que os dois últimos se apresentaram mais de uma vez. No espetáculo de encerramento, o momento ficou ainda mais especial com a participação de Milton Nascimento, ao lado de Seu Jorge, irmãos Veloso e Hamilton de Holanda. 

Além dos convidados especiais, os shows contaram com duas aberturas em todas as datas, sendo uma fixa da banda escocesa Chvrches (substituindo a cantora H.E.R, que era o nome prometido antes das mudanças de datas) e o outro variando conforme o estado. Elana Dara se apresentou em São Paulo e a dupla Clara x Sofia em Curitiba e no Rio de Janeiro. 

O cantor também chamou em todas as apresentações fãs ao palco para cantarem e tocarem músicas junto a ele. 

Passeios pelo Brasil

Um dos acontecimentos mais marcantes da passagem da banda no Brasil foi os passeios que Chris Martin deu pelas cidades que passou. O cantor foi visto em academias, parques, rodas de samba e até mesmo jogando futevôlei nas praias do Rio de Janeiro. 

Foi em uma dessas saídas que o vocalista se deparou com um ensaio da bateria da USP, que posteriormente foi convidada para tocar as duas músicas de encerramento – Fix You e Biutyful- na última data de São Paulo (18 de março) junto a banda.  

Bateria da USP se apresentando em um show do Coldplay
Bateria da USP se apresentando no último show da banda em São Paulo (Imagem: Coldplay)

Chris Martin também participou de uma edição do “Vênus Podcast”, apresentado por Criss Paiva e Yasmin Ali, onde demonstrou toda sua admiração e amor pelo país. Ele também se encontrou com o presidente Lula e com a primeira dama Janja, onde entregou um violão assinado pela banda. No último show de São Paulo, onde realizou o maior número de apresentações, chegou a dizer que o lugar se tornou a cidade natal da banda. 

O saldo final

De acordo com a Rolling Stone Brasil, Coldplay tocou para 730 mil pessoas nas onze datas, quebrando o recorde da banda U2, que se apresentou no estádio do Morumbi, em São Paulo, por cinco vezes em 2017 com sua turnê “Joshua Tree”. Em todas as datas, a banda inovou em seu setlist, criando experiências únicas ao público. 

Há boatos de que, depois de entrar em contato com os cantores convidados, a banda esteja cogitando parcerias musicais em seu novo álbum, possibilidade reforçada pela amizade formada entre os músicos e Seu Jorge. 

Coldplay e Seu Jorge
Selfie de Seu Jorge com Coldplay postada pela banda (Imagem: Coldplay)

Independente de contar com as parcerias ou não, o Brasil já deixou sua marca nesse novo álbum. Nas últimas apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro, Coldplay encerrou a noite com a gravação ao vivo de uma nova música chamada “One World”. Durante o momento, a imagem de um feto foi projetada nos telões, levantando teorias entre os fãs. 

Siga O Frango Xadrez no InstagramTwitter e TikTok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *