Quem é Emma Stone, vencedora o Oscar de Melhor Atriz

A cerimônia de premiação da 96ª edição do Oscar, o principal prêmio da indústria cinematográfica, aconteceu no último domingo (10). Entre os principais vencedores da noite, esteve Emma Stone, que levou o prêmio de Melhor Atriz pela segunda vez em sua carreira, pelo filme Pobres Criaturas. Emma era tida como a favorita para o prêmio, e desbancou as atrizes Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores; Sandra Huller, de Anatomia de uma Queda; Carey Mulligan, de Maestro; e Annette Bening, de Nyad. 

A atriz, de 35 anos, é nascida nos Estados Unidos e iniciou sua carreira ainda criança, no teatro. Em 2005, Emma teve seu primeiro papel na televisão, atuando na série The New Partridge Family. O episódio piloto da produção foi ao ar, mas não avançou. Ainda em 2005, a atriz apareceu em um episódio da série Medium: A Paranormal. Emma seguiu tendo fazendo curtas aparições em produções, como em Zack e Cody: Gêmeos em Ação e Malcolm

Em 2007, a atriz participou da série Drive, do canal Fox, em seu primeiro papel recorrente. Sua personagem participou dos 7 episódios gravados da produção, sendo que apenas quatro foram ao ar. No mesmo ano, estreou no cinema no filme Superbad – É Hoje, em que atuou ao lado de atores como Jonah Hill, Seth Rogen e Michael Cera. Dois anos depois, Emma teve seu primeiro grande papel na comédia Zumbilândia, onde era uma das protagonistas. 

Já consolidada no cinema, Emma foi a protagonista da comédia-romântica A Mentira, de 2010. Atuou também em filmes como Amor à Toda Prova e Amizade Colorida, ambos em 2011, antes de estrelar O Espetacular Homem-Aranha, onde interpretou Gwen Stacy, o par romântico do protagonista. Emma voltou a interpretar a personagem na sequência do longa, onde protagonizou a icônica cena em que o Homem-Aranha não consegue salvar sua amada de uma queda fatal. 

Sua primeira indicação ao Oscar veio com o filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), atuação pela qual concorreu ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Já o primeiro prêmio veio em 2017, pelo filme La La Land, do ano anterior. Emma levou a estatueta de Melhor Atriz, desbancando nomes como Meryl Streep e Natalie Portman. A atuação ainda rendeu prêmios como Globo de Ouro, SAG Awards e BAFTA.

Em 2018, Emma estrelou o filme A Favorita, onde trabalhou pela primeira vez com o diretor Yorgos Lanthimos. A atriz recebeu sua terceira indicação ao Oscar, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. Nesse intervalo, em 2021, a atriz interpretou Cruella no live action do clássico desenho da Disney. A reedição da dupla com Lanthimos veio cinco anos depois, com o filme Pobres Criaturas, onde Stone interpreta a protagonista Bella Baxter. O filme recebeu 11 indicações e levou 4 prêmios, entre eles o de Melhor Atriz, o segundo da carreira da atriz. 

Poor Things está disponível nos cinemas brasileiros e chega à plataforma de streaming Star+ no próximo dia 20.

Siga O Frango Xadrez no Twitter, TikTok e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile