“Sombra e Ossos” é uma série do streaming Netflix baseada na saga de livros de mesmo nome escrita por Leigh Bardugo. A história do fictício país Rakva e do povo Grisha ganhou sua primeira temporada em Abril de 2021 adaptando os acontecimentos do primeiro livro. Agora, após dois anos, a segunda temporada está chegando nesta quinta-feira, dia 16 de março.
Confira um resumo dos principais acontecimentos da série para se preparar para acompanhar mais um capítulo dessa história.
Episódio 1
Rakva é dividida entre Leste e Oeste pela Dobra das Sombras, um paredão sombrio que guarda criaturas extremamente mortais. Foi criada a muitos anos como um ato de vingança do Herege Negro, um homem que conseguia invocar as sombras por ser um Grisha, seres que conseguem manipular os elementos desse mundo.
Os Grishas encontraram uma maneira de atravessar a Dobra controlando barcos que navegam pela areia contando apenas com uma pequena luz azul para não chamar atenção das criaturas. Por serem tão poderosos, os Grishas compõem a elite da sociedade, ao mesmo tempo que são odiados e caçados por parte dela.
Existe uma profecia que diz que um Grisha conjurador de luz pura – O conjurador do sol- seria capaz de acabar com a dobra e unir Ravka novamente.

Alina Starkov é uma garota órfã que vai em uma missão até o acampamento do exército em frente a Dobra no lado Leste como Cartógrafa. Lá, encontra seu amigo de infância Malyen “Maly” Oretsev, um rastreador. Pouco tempo depois de sua chegada, uma missão para atravessar a Dobra em busca de suprimentos é dada, a qual Maly é convocado. Com medo de perder o amigo, Alina queima mapas importantes para obrigar o comandante a levar uma cartógrafa para os refazer.
Durante a travessia, o barco é atacado por criaturas das sombras. Maly é ferido e Alina é quase morta, se não fosse por um poder de luz misterioso que mata as criaturas.
Um dos homens a bordo consegue escapar e atravessa a sombra a pé até o Oeste, relatando ter visto algo surpreendente que os salvou. Ele então é sequestrado por Dreensen, em Ketterdam, que passa uma missão para um grupo de mercenários denominado corvos, composto por Jesper Fahey, Inej Ghafa e Kaz Brekker , o líder. Ao levarem uma sangria, uma Grisha capaz de mexer com a corrente sanguínea das pessoas, fazendo-as ficarem agitadas, calmas, etc, o sequestrado revela que a conjuradora do sol, Alina, foi quem os salvou.
Assim, Dreensen passa para o trio a missão de ir buscá-la, prometendo um pagamento alto. Eles têm pouco tempo para acharem uma maneira rápida e segura de atravessar a Dobra.

Episódio 2
Após o acidente, o barco volta para o Leste, onde Maly e Alina são separados. Ela é levada a tenda do general Kirigan, um Grisha das sombras assim como o Herege Negro. Ela é testada e comprovada como uma Grisha da luz, sendo assim a Conjuradora do Sol.
Alina então é levada até o palácio do General, mas no meio do caminho é pega em uma emboscada de caçadores de Grishas, mas é salva por Kirigan.
Sabendo do ocorrido, e que Alina está a sós com o general, Maly tenta unir forças no exército para ir atrás dela. Não conseguindo, tenta ir sozinho, mas sendo alertado do risco que seria aparecer no palácio do general, segue o conselho de seus colegas de equipe e decide tentar conseguir honrarias o suficiente no exército para ser convidado formalmente.

Interrogando uma imigrante foragida, Kaz descobre uma maneira de atravessar a Dobra: eles precisam encontrar um homem chamado O Condutor, porém, há alguns obstáculos no caminho. Um deles é Pekka Rollins, uma espécie de rei do crime que disputa espaço diretamente com Kaz. No passado, eles fizeram algum tipo de acordo, pelo qual o líder dos corvos busca vingança, mas Pekka não parece se lembrar dele.
Outro empecilho é a situação de Inej. Ainda pequena, ela foi sequestrada, separada de seu irmão (a qual busca até hoje) e vendida. Ela foi “comprada” por Kaz, que quita as dívidas dela, e por não ter sua dívida totalmente paga, Inej não pode sair do Oeste. A mulher a qual ela “pertence” passa para ela uma missão de matar alguém, e se feita, ela estará livre. O alvo é O Condutor, mas Inej é impedida de matá-lo por Kaz.
Kaz promete quitar a dívida de Inej quando voltar, deixando de garantia seu “Clube do Corvo”, conseguindo assim a liberação para ela viajar.
Episódio 3
Alina começa a ter visões com um cervo com grandes chifres enquanto tenta se acostumar com sua nova vida no palácio. Ela será apresentada ao rei para demonstrar seus poderes e assim receber sua benção para começar a treiná-los, o que ela faz sem saber com a ajuda de Kirigan.
Durante seus treinos, Alina é bem recebida por uma parte, mas outra a enxerga com maldade, tanto por sua origem – meio Shu, um povo renegado- quando por ter o poder necessário para destruir a Dobra mas não fazer nada. Entre elas está Zoya, uma Grisha do ar que tinha saído em viagem com ela e Maly. Porém, ela encontra uma aliada em Genya, uma Grisha artesã capaz de mudar a aparência das pessoas.
Na biblioteca, Alina aprende sobre Morozova, o Artesão de Ossos, um dos primeiros Grishas, que criava seres a partir de seus próprios ossos. Esses seres eram ligados aos Grishas, e caso alguém os matasse e fundissem uma parte de seus corpos a si mesmo, amplificariam seus poderes.
Ela é chamada para treinar com uma anciã chamada Baghra, com quem descobre que Kirigan conseguiu ajudá-la a demonstrar seu poder porque seu sangue e ossos ajudam outros Grishas a amplificarem seus poderes. Baghra a rejeita e fala para ela voltar só quando se sentir verdadeiramente naquele lugar.
Antes de atravessarem a fronteira, Kaz, Inej e Jesper vão junto do Condutor (que descobrem se chamar Arken) procurar uma sangradora chamada Nina para os ajudar a se infiltrar no palácio do general, mas ela está desaparecida. Durante o processo de procurar por ela e encontrar ingredientes necessários passados por Arken para a travessia, Kaz toma conhecimento de um movimento de independência do Oeste em relação ao Leste, comandado por um general que é visto por Kaz conversando com o condutor.

Após pegarem todas as coisas necessárias, eles atravessam mesmo sem Nina, quase morrendo no trajeto.
Episódio 4
Maly segue indo em missões do exército. Ele escreve cartas para Alina e vice-versa, mas elas não estão sendo entregues.
Sua equipe recebe a missão diretamente do general Kirigan de encontrar o Cervo de Morozova, uma de suas lendárias criaturas, com a recompensa concedida pelo general de visitar seu palácio. Maly aceita e sai em caçada, mas no processo é gravemente ferido no processo por caçadores e perde seus amigos companheiros de equipe. Porém consegue achar o Cervo.

No palácio, Alina e Kirigan começam a ficar cada vez mais próximos. Em um passeio, eles encontram uma fonte cravada com uma história antiga do rei Anastase, que contratou um conselheiro militar Grisha, um conjurador das sombras – o Herege Negro- que se mostrou muito ambicioso e com sede de poder, o que levou o rei a colocar um prêmio em sua cabeça e nas de quem o apoiassem.
O Herege, por sua vez, tentou criar um exército com a ciência proibida de Morozova, usada para criar seus amplificadores, mas fracassou, criando a Dobra e morrendo em seguida. Kirigan revela ser descendente do herege e que enxerga em Alina uma esperança para “solucionar seu problema” e deixar de ser visto apenas como o descendente.
Alina começa a treinar severamente com Baghara e começa a apresentar resultados. Com o acúmulo de sentimentos, principalmente por achar que foi abandonada por Maly, finalmente começa a controlar bem seu poder.
Já a salvos, o trio mais Arken começa a planejar como entrar no palácio. Eles montam um elaborado plano para entrar no prédio dos arquivos reais para pegar os mapas do palácio de Kirigan. Enquanto isso, o Condutor arruma uma maneira de infiltra-los lá por meio dos artistas que irão se apresentar em um festival que irá acontecer.
Nina estava desaparecida pois havia sido pega por caçadores de Grishas (nome da nação), um povo inimigo. Ela foi levada como prisioneira para um navio, onde afronta constantemente um de seus sequestradores: Matthias, um famoso caçador.
Descobre-se que Nina estava a serviço de Kirigan, que começa a suspeitar do seu desaparecimento.
Episódio 5
Maly retorna ao acampamento do Exército ferido, mas logo sai em missão para informar o general Kirigan sobre o Cervo. Ele chega ao palácio durante um festival e se encontra com o general, mas coloca como condição mostrar onde achou o Cervo falar com a Alina.
Por ordens de Baghra, Maly é levado ao seu esconderijo, onde tentam o matá-lo, mas consegue escapar. Ela fez isso para impedir que Kirigan soubesse a localização do Cervo.
Os corvos conseguem se infiltrar no palácio. Kaz encontra uma sala secreta que consegue ser aberta apenas por uma Grisha, e durante uma visita de Alina ao festival, Jesper descobre quem ela é. Eles então bolam um plano com a ajuda de Arken que sabe uma maneira de abrir a porta, que é onde vão pegar Alina.
Porém, Arken trai o grupo e mata quem acredita ser Alina em nome do general revolucionário do Oeste, mas na verdade a vítima era alguém transformada na Grisha por Genya. Ele é pego, o que na verdade era parte do plano de Kaz, que queria o desmascarar e já sabia que uma dublê seria usada na situação.

Alina faz uma demonstração impressionante de seu poder durante o evento para a alta sociedade e é reconhecida como uma santa. Alertada de que Kirigan sabe do Cervo, Baghra vai atrás de Alina para salvá-la, que mesmo sem entender nada, a segue.
Ela então revela a Alina que o general é o Herege Negro, se chama Alekzander e que ela mesma é mãe dele. Kirigan vive há séculos esperando pela Conjuradora do Sol, e agora quer entrar com ela na Dobra para controlá-la e transformá-la em uma arma. Alina foge do palácio e se esconde na carruagem usada por Kaz, Inej e Jesper.
Episódio 6
Arke revela todo o plano dos corvos e é morto por Kirigan. O general manda uma equipe de busca atrás de Nina após descobrir seu paradeiro e monta outra para ir atrás de Alina.
Alina consegue escapar do trio, que sai em busca dela. Ela encontra Maly, que também fugiu do palácio. Eles esclarecem os mal-entendidos, se atualizam sobre os últimos acontecimentos e seguem viagem juntos.
Inej, uma mulher de muita fé, não quer mais ir atrás de Alina por ter visto que ela realmente é a Conjuradora do Sol, mas fica abalada quando descobre da garantia que Kaz deu para libertá-la.
No meio da indecisão do que fazer, Kaz, Inej e Jesper começam a ser perseguidos pela equipe de busca do general e pelo próprio, mas conseguem lidar com eles. Eles roubam a carruagem de Kirigan, que por sua vez descobre onde Alina pode estar e que está com Maly.

O navio afundou e Nina e Matthias, salvo por ela, estão em alto mar. Eles conseguem chegar em terra firme e vão atrás de abrigo, e precisam se manter próximos para que Nina consiga o aquecer.
Eles mantêm uma relação passiva agressiva, principalmente porque Matthias gosta dela, mas não quer. Com o tempo, começam a se aproximar.
Episódio 7
Kaz quer voltar para Ketterdam. Ele e Inej têm uma conversa em que ele acaba se abrindo e promete que não deixará Inej voltar para sua “dona”. Eles seguem viagem em direção a borda, com o plano de entrar disfarçadamente no barco do general para atravessá-la.
Alina e Maly acham o Cervo. Eles vão matá-lo para que Kirigan não o ache, mas Alina não consegue. Porém ele é morto pelo exército de Kirigan (dentre eles Zoya) e em uma luta, Maly é gravemente ferido.
Darkling, como também é conhecido, os encontra e negocia o cervo por uma curandeira para Maly, proposta que Alina aceita. Kirigan então mata o cervo e pega seus chifres.

Os amigos são separados e levados para o acampamento do exército Darkling funde os chifres do cervo a Alina, que deixa com a condição de que eles juntos irão destruir a Dobra.
No acampamento do exército, Ganya se encontra com Alina. Em uma conversa, ela descobre que a artesã era espiã de Kirigan, e foi responsável, entre outras coisas, a não enviar as cartas de Alina para Maly, nem deixar ela receber as dele. Ela fazia tudo a contragosto, forçada por ele.
Maly, preso em uma tenda, recebe a visita do general. Eles conversam sobre Alina e sobre como Darkling é melhor para ela por ser igual a ela, e com o tempo Alina irá perceber isso e perdoá-lo. Maly consegue escapar um tempo depois.
Na manhã seguinte, Kirigan leva Alina como prisioneira para o barco, usando Maly para a convencer disso, dizendo que se ela fizer tudo certo, ele será libertado. Maly, Kaz, Inej e Jesper sobem escondidos no barco.
Episódio 8
As criaturas começam a rondar o barco. Kaz, Inej e Jesper, no porão do barco, se preparam tanto para lutar com elas quanto com as pessoas no navio, que querem eles mortos, se necessário. Eles encontram Maly escondido e deixam ele se juntar a eles por querer matar Kirigan.
Darkling toma controle do poder de Alina, abrindo o caminho e permitindo com que atravessem sem serem atacados. Mas, quando estão prestes a sair, ele usa o poder combinado com o dele para expandir a dobra, atacando as pessoas do porto Oeste. Alina tenta o impedir, mas não consegue. Ele faz isso como demonstração de poder aos nobres que estavam no barco.
Maly sobe ao deque e tenta atacar Kirigan, mas não consegue e começa a ser torturada por um Sangrador. Ele é seguido de Inej, que começa a atacar a tripulação, e Jesper, que ataca o general. Em resposta, Darkling deixa parte do barco na escuridão, permitindo com que as criaturas ataquem. Os nobres começam a morrer por elas enquanto os corvos começam a lutar. No meio da luta, Zoya, que fazia parte do exército de Kirigan, se vira contra ele e começa a ajudar o grupo.
Alina tem uma visão do Cervo, que indica algo a ela. Ela finge se juntar a Kirigan apenas para atacá-lo e assim assumir o controle do seu poder de volta. Maly empurra Darkling do navio e cai com ele. Eles lutam e o general é levado pelas criaturas da sombra, enquanto Maly volta ao navio. Alina consegue abrir caminho e eles saem da sombra.

Seguros, os corvos desistem de tentar levar Alina como prisioneira, que em troca lhes dá um colar que se iguala ao dinheiro que receberiam por entregá-la. Zoya volta para sua terra natal, mas antes alerta Alina sobre o perigo que corre, agora que será vista como uma herege por não ter usado seu poder para destruir a Dobra. Ela, assim como os Grishas, será perseguida. Alina concorda e promete que irá reunir forças o suficiente e voltar para salvar Ravka.
Nina e Matthias encontram uma civilização. Agora a salvos, se preparam para se separar por conta de suas origens (tanto Grisha quanto de nações inimigas). Nina é encontrada pela equipe que Kirigan mandou atrás dela, mas consegue se livrar deles ao dizer que Matthias estava a traficando, fazendo com que locais que estavam no bar levem ele a julgamento e ela como testemunha.
Matthias é preso e vai ser levado para Ketterdam, e agora odeia Nina por entender que ela o entregou de propósito. No mesmo barco, embarcam Kaz, Jesper e Inej, que voltarão a Ketterdam, onde serão caçados por não levarem com Alina. Eles começam a bolar um plano e Nina escuta, parecendo interessada. Alina e Maly também embarcam no navio. Os boatos são de que eles estão mortos.
Kirigan conseguiu escapar das criaturas. Agora tem o controle delas, que conseguem sair da dobra. A temporada termina com o general as guiando para fora, iniciando seu novo plano de vingança.
Siga O Frango Xadrez no Instagram, Twitter e TikTok.