Relembre a primeira temporada de Cidade Invisível

A série brasileira “Cidade Invisível” ganhou o apreço do público ao trazer os seres do nosso folclore para o mundo real. Com uma história envolvente, cheia de mistérios e personagens cativantes, a produção da Netflix estreou em 2021, e agora, depois de dois anos de espera, os fãs irão conferir a segunda temporada nesta quarta-feira, dia 22 de Março. 

Confira agora um resumo da primeira parte dessa história e se prepare para acompanhar a continuação.

Episódio 1

Durante uma festa junina em uma comunidade no interior do Rio de Janeiro chamada  Vila Toré, uma criança chamada Luna é atraída para a floresta. Logo, as pessoas percebem que a floresta está pegando fogo, e quando a mãe de Luna, Gabriela, entra na mata para procurá-la, acaba morrendo. A polícia ambiental é acionada e Eric, pai de Luna e policial, vai ao local e fica sabendo de tudo.

Luna durante a Festa Junina (Imagem: Netflix)

Um mês depois, Eric volta ao trabalho na capital. Ele é informado que as investigações do incêndio foram encerradas e que alguém que não se identificou ligou a sua procura. Mais tarde, ele liga para esse número e vai até a beira da praia, como indicado pela pessoa, com Luna, mas não encontra nada nem ninguém.

Na manhã seguinte, um boto cor de rosa é encontrado morto na areia da praia. Um grupo de pessoas tentam tirá-lo de lá, mas ao serem impedidos por Eric, elas desaparecem. Uma das mulheres que estava tentando levar o boto vai até uma mulher chamada Inês para dizer o que aconteceu.

Isac e Iberê (Imagem: Netflix)

A notícia repercute para 2 moradores de uma ocupação, sendo um cadeirante, Iberê e outro com uma prótese de perna, Isac. Um dos homens que trabalha para Inês, conhecido como Tutu, vai atrás do segundo, rouba uma faixa vermelha que ele usa na cabeça e o obriga a realizar uma tarefa. 

Com a falta de uma viatura, Eric coloca o boto em seu próprio carro. Antes de levá-lo à delegacia, ele e sua parceira de equipe, Márcia, são chamados para um caso na Vila Toré, e ao chegarem lá, encontram centenas de peixes mortos na beira do mar.

Encontrando o lugar da autópsia fechado, Eric é obrigado a levar o boto para casa. À noite, Isac entra na casa de Eric escondido, mas é visto por Luna. Ele tenta abrir o porta-malas do carro, mas aciona o alarme, chamando a atenção de Eric, que quando vai checar como o boto está, encontra um homem morto no lugar. Ao ver um vídeo mandado por Gabriela no dia da festa junina, percebe que o homem aparecia nele, e checando em arquivos, vê que ele  trabalhava com ela e com Ciço, o líder da vila.

Eric vai até a vila toré e deixa o corpo do homem no meio da mata, denunciando um corpo no lugar em seguida.

Episódio 2

Mesmo sem acreditar, Eric começa a pesquisar sobre lendas do folclore (algo que Gabriela acreditava veemente), principalmente sobre a do boto cor de rosa.  Ele e Márcia vão investigar o corpo encontrado na mata. Indo até a vila, Eric conversa com Fabiana, uma moradora grávida, que revela que o nome do homem morto é Manaus.

Ciço se encontra com Inês em seu bar no centro do Rio e diz que o corpo de Manaus foi encontrado na mata, além de falar sobre Eric. Inês deduz que ele sabe que Manaus é o boto e que foi ele quem deixou o corpo lá.

À noite, na casa de Eric, Luna recebe a visita de Isac. Ela preparou uma armadilha para ele vir, já suspeitando que ele é o Saci, mas ele logo vai embora. Inês aparece no IML, bota os guardas para dormir com uma canção de ninar e faz o corpo de Manaus sumir. Percebe-se que ela é a Cuca. Antes de ir embora, assina o nome do seu bar na lista de entrada e saída do lugar

Inês sumindo com o corpo de Manaus (Imagem: Netflix)

No outro dia, Fabiana vai até a delegacia em que Eric trabalha para depor sobre Manaus e contar sua história: ela era noiva até se envolver com ele e ficar grávida. Eric descobre que o corpo desapareceu do IML e com isso, consegue a autorização para investigar o caso, algo que estava querendo por achar que se relaciona com a morte de sua esposa.

Analisando a lista de pessoas do IML, Eric encontra a assinatura de Inês e vai até o bar, onde a mulher que estava tentando tirar o boto morto da praia – Camila – está cantando. Ele é hipnotizado por ela e ela o leva para a praia. Chegando lá, eles vão até o fundo do mar, onde Eric desperta a tempo de Camila, a sereia Iara, puxá-lo para debaixo da água.

Episódio 3

No dia seguinte, Eric acorda na beira do mar. Desorientado, sai pela cidade até o bar da Inês, procurando por Camila, mas é impedido por Tutu. Em uma conversa com Inês, ele conta que Camila sumiu e então sai em sua procura, a encontrando desacordada, ainda em forma de sereia, em um rochedo próximo a praia da Vila Toré.

Inês sendo interrogada por Eric e Márcia (Imagem: Netflix)

Inês vai à delegacia prestar depoimento a Eric e Márcia sobre o corpo desaparecido de Manaus. Ela nega ter sumido com o corpo e é liderada pelo chefe da polícia, que ao receber o laudo do laboratório informando que a empresa dona das terras da Vila não tem nada a ver com a morte dos peixes, encerra o caso.

Eric vai até a Vila Toré onde presencia uma discussão entre os moradores de deixar a vila nas mãos do dono da empresa ou não. Eric e Ciço conversam e Ciço afirma que os seres do folclore são reais e estão entre eles.

De volta a cidade, Camila encontra Eric. Ela confirma o que Ciço disse e o aconselha a ficar longe de Inês. À noite, Eric vai a sua procura no bar, mas é levado para uma sala nos fundos onde Inês o espera. Ela apaga Eric e entra em suas memórias, mas consegue ver muito pouco, apenas algumas memórias de infância e uma espécie de ritual a qual ele foi submetido para bloquear o paranormal. 

Em casa, Luna, que está sendo cuidada por sua bisavó,  parece estar cada vez mais atormentada com algo. 

Episódio 4

De alguma maneira, enquanto dormia, Eric conseguiu nocautear Inês. Camila foge com ele, o levando para a casa dele, e Tutu vai atrás. Ele embosca Camila enquanto ela vai para casa, mas não tem coragem de fazer nada, mesmo sendo extremamente fiel a Inês por, de acordo com ele, ter salvado a vida dele. Sem ter para onde ir, Camila se refugia com Isac, o que não agrada Iberê. Camila não sabe quem ele é, mas desconfia que ele é um deles.

Tutu, Camila e Inês (Imagem: Netflix)

Na Vila Toré, Ciço começa a perceber que o solo de um ponto na floresta está sendo tomado por uma terra preta, algo que ele presenciou anos antes quando um colega caçador seu foi morto supostamente pelo Curupira enquanto o caçava. Ele vai à procura de Inês, que tinha ajudado a dar um fim ao corpo, e já que seu espírito nunca descansou, ela supõe que ele agora está à procura de um receptáculo. A terra está preta onde eles enterraram o “Corpo Seco” e aprisionaram seu espírito. O túmulo foi aberto, liberando a maldição.

Eric sai para investigar a história da mãe dele na clínica onde ficou internada por ter um quadro grave de depressão e descobre que ela desenhava constantemente um homem: Manaus. Sua avó confirma que ele era o seu pai e que abandonou sua mãe logo depois dela contar que estava grávida, desencadeando uma depressão pós-parto nela.

Com essa informação, Eric vai até Ciço e conta tudo. Ele por sua vez leva Eric até o túmulo do Corpo Seco e conta que foi seu espírito que matou Manaus e provavelmente Gabriela. Por Eric ser meio humano e meio entidade, Ciço acha que ele pode ser o canal do espírito.

Ao voltar para casa, Eric é atacado por um porco da mata, que se transforma no Tutu. Sem saber como, ele mata Tutu.

Episódio 5

Eric é demitido e começa a ser investigado pela morte do Tutu. Em casa, Luna está cada vez mais estranha e doente. No IML, Márcia descobre que o corpo de Tutu desapareceu também, e ao invadir o bar de Inês, o encontra lá, passando por uma espécie de ritual. Ela é pega por Inês e colocada para dormir. A Cuca vê as memórias dela, e depois de conversaram. Márcia vai embora.

Camila recebe a visita de Eric, que explica que não matou Tutu: ele desmaiou e quando acordou, o homem estava morto. Ele suspeita que pode ter matado Manaus também, já que descobriu que ficou muito mais tempo fora de casa na noite em que ligou para o número desconhecido que lhe deixou um recado, mas não se lembra disso. Investigando, ele confirma essa teoria e parte para a Vila Toré para falar com Ciço e realizar o ritual para canalizar o espírito.

Depois de conversar com Inês, Isac apela para Iberê “voltar”, já que ele é o único capaz de parar as mortes que estão acontecendo, mas ele se recusa.Vendo que Luna está cada vez pior, sua avó chama o mesmo homem responsável por realizar o ritual pelo qual Eric passou quando era pequeno.

Após passar pelo ritual, Eric se lembra da noite anterior à morte de Manaus: eles se encontraram e o boto revelou que estava na floresta na noite em que Gabriela morreu e viu que Luna, possuída pelo espírito do Corpo Seco, a matou. Luna controlou o pai para matar Manaus, e fez o mesmo para ele matar Tutu.

Manaus na noite de sua morte (Imagem: Netflix)

Episódio 6

Ciço diz para Eric que Luna é muito frágil para o espírito do Corpo Seco, mas que ele pode tentar canalizar no lugar dela. A avó de Luna liga alertando do ritual, que não deu certo e que ela fugiu de casa. Eric volta correndo e ao encontrar coisas usadas por ela para montar uma armadilha de Saci, sai a procura de Isac.

Luna faz Isac a levar até o Curupira, dizendo que quer a ajuda dele para salvar a Vila Toré. Quando ele percebe que o Corpo Seco está nela, a despista e tenta fugir com Iberê, mas ele acha que o Saci está tentando o levar mais uma vez para Inês e se separa dele.

Eric e Márcia, que se juntou a ele no meio do caminho, encontram Isac, que os leva até à Luna. Enquanto isso, Inês foi falar com Camila sobre o Curupira, e a sereia a leva até a ocupação, onde suspeita que o viu. Elas vão até Iberê e tentam o convencer de voltar, quando são encurraladas por Luna, que quase mata Iberê, se não fosse por um redemoinho criado por Isac, que acaba se tornando sua próxima vítima.

Ciço descobre que o dono das terras foi o responsável por abrir o túmulo do Corpo Seco e queimar a floresta no dia da festa junina. Eric alcança Luna, e conversando com ela e com o espírito, o convence de libertá-la e passar para o corpo dele. Quando a troca é feita, Eric é encurralado pela polícia e é detido

Episódio 7

Abalado pela morte de Isac, Iberê volta a ser quem ele é. Ele se livra da sua cadeira de rodas, mostrando seus pés virados para trás e confirmando sua identidade: Curupira. Ele vai para a mata em seguida.

Luna é levada para casa enquanto Eric, na delegacia, começa a ser atormentado pelo espírito. Camila vai até lá e, hipnotizando os policiais, liberta Eric. Ele vai em direção a floresta, indo atrás do Curupira, acaba levando Camila junto e quase a mata, se não fosse por um momento em que retomou a consciência. Ele a deixa para trás e volta a caçar o Curupira. Enquanto isso, na vila, Fabiana começa a dar à luz ao filho de Manaus.

Curupira na floresta (Imagem: Netflix)

Camila é encontrada por Inês, que tenta a impedir de ir atrás de Eric, mas não consegue. Ele e Curupira se encontram e travam uma batalha, onde Curupira estava levando a pior, até que Inês intervêm e coloca Eric em um sono, onde ele vê as memórias do Corpo Seco no dia em que Gabriela morreu.

Eric então retoma a consciência e se empunhá-la com o taco de Curupira, libertando o espírito do Corpo Seco. Márcia chega à floresta junto a Ciço, a tempo de verem Cuca, Iara e Curupira levarem o corpo de Eric. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *