A franquia “Super Mario” se estabeleceu no mercado de jogos como um dos clássicos mais importantes da indústria, marcada pelos jogos que introduziram mecânicas e tecnologias que se tornaram comuns no restante dos games. O desempenho nos consoles, entretanto, nem sempre se refletiram em adaptações.
“Super Mario” não foi para as telas só agora. Algumas séries e filmes sobre os jogos já tinham sido produzidas, mas não eram exatamente lembradas pela sua qualidade. É possível que o leitor até conheça cenas das obras mais antigas, que vieram a se tornar “memes” pela dublagem, mas nenhuma delas foi recebida muito bem pelo público.
O temor de que a animação da Illumination (estúdio de animação dos filmes “Minions” e “Meu Malvado Favorito”) não atendesse o gosto dos fãs era real e plausível, contudo as baixas expectativas não se tornaram realidade.
O filme de apenas uma hora e meia foi mal recebido pela crítica, pontuando apenas 52% no Rotten Tomatoes, mas o público demonstrou entusiasmo diante da produção, que por sua vez deu 92% de aprovação à animação. Apesar de curto, o filme é de grosso modo um ajuste da franquia para as telas de cinema. Sua história não é elaborada e complexa, é apenas uma aventura dos irmãos Mario.
As cenas não pretendem contar uma origem detalhada de cada personagem ou dos mundos explorados, mas sim entregar ao público uma jornada simples no estilo dos jogos, inclusive vale destacar animação não sacrifica o estilo e originalidade da franquia para transformar o filme em um conteúdo puramente infantil nessa transição para as telas.
Todas as cenas da obra são carregadas de referências aos jogos e consoles da Nintendo, nos quais a série cresceu e se consolidou. Durante o filme, quem está interessado pode encontrar personagens clássicos da empresa espalhados pelas sequências.
A trilha sonora também é uma homenagem aos jogos. Não há muita inovação nas músicas, porém mais uma vez a animação transforma o material clássico em algo mais caprichado e oferece ao público as melodias originais dos jogos reformuladas para as telas do cinema.
No geral, a Illumination e a Nintendo oferecem um bom filme, tanto para o público infantil quanto para os fãs mais velhos dos games, mas apenas isso – uma boa adaptação, nada revolucionário.
Quer acompanhar tudo que acontece no mundo da cultura pop? Siga O Frango Xadrez no Instagram, Twitter e TikTok e se inscreva no canal do YouTube.