Quais são as categorias?
A nonagésima quinta edição do Oscar aconteceu ontem, dia 12 de março, e contou com vinte e três categorias para prestigiar os melhores trabalhos do ano anterior. Cada categoria destaca um aspecto diferente das produções audiovisuais, com destaque ás categorias de melhor ator, melhor atriz e melhor filme. As categorias gerais do Oscar são:
- Melhor Animação
- Melhor ator coadjuvante
- Melhor atriz coadjuvante
- Melhor documentário
- Melhor curta-metragem
- Melhor fotografia
- Melhor maquiagem e penteado
- Melhor figurino
- Melhor filme estrangeiro
- Melhor documentário em curta-metragem
- Melhor animação curta-metragem
- Melhor design de produção
- Melhor trilha sonora original
- Melhores efeitos visuais
- Melhor roteiro original
- Melhor roteiro adaptado
- Melhor som
- Melhor canção original
- Melhor montagem
- Melhor direção
- Melhor ator
- Melhor atriz
- Melhor filme
Quais foram os ganhadores?
1. Melhor ator coadjuvante
O ator Ke Huy Quan, de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” foi o segundo vencedor da noite. O artista ficou marcado pelo seu ótimo desempenho no filme e pela sua luta para retornar às telas do cinema apesar da falta de variedade em Hollywood. Seu discurso foi um dos mais emocionantes da edição e foi a primeira categoria conquistada pelo filme favorito do ano.


2. Melhor atriz coadjuvante
A atriz Jamie Lee Curtis já era reconhecida e estabelecida como uma “scream queen”, mas nesse ano a sua atuação em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” brilhou em campos muito distantes do cinema de terror. Competiu com a própria colega de elenco Stephanie Hsu e foi capaz de arrumar mais uma estatueta para o filme favorito da crítica e do público.
3. Melhor animação
O primeiro prêmio do evento foi para “Pinóquio” de Guilherme Del Toro. O filme foi aclamado pela crítica desde seu lançamento e era visto como uma vitória garantida dentro da categoria de animação no Oscar.


4. Melhor documentário
O documentário “Nalvany” acompanha o ex-candidato a presidência da Rússia na sua luta contra o regime de Vladmir Putin. O prêmio foi recebido pela produção e pela esposa do candidato Alexei Navalny, que mandou uma mensagem ao seu marido que está preso na Rússia e usou do seu espaço para se posicionar contra a invasão à Ucrânia.
5. Melhor curta-metragem
O curta “An Irish Goodbye” que acompanha dois irmãos que se reencontram a fim de completar uma lista deixada pela falecida mãe dos protagonistas não tinha sua vitória tão antecipada quanto os quatro primeiros ganhadores, contudo foi alvo de elogios e conquistou a estatueta de ouro.


6. Fotografia
O filme “Nada de Novo no Front” considerado o segundo favorito da premiação foi elogiado pela sua abordagem crítica da guerra na mídia tradicional, mostrando uma face menos heroica dos conflitos armados, usando como recurso para transmitir essa mensagem a sua fotografia, aspecto exaltado pelo Oscar.
7. Maquiagem e penteado
O melancólico filme “A Baleia”, estrelado por Brendan Fraiser, recebeu destaque por muitos aspectos, contudo, a maquiagem usada pelo ator principal para representar seu personagem foi capaz de levar o filme para a posição de favorito dentro da categoria e conquistar o prêmio.


8. Melhor figurino
O blockbuster da Marvel “Wakanda – Para Sempre” foi indicado para apenas duas categorias na premiação, contudo o figurino desenvolvido para representar diversas culturas africanas e latino-americanas foram responsáveis por conquistar o Oscar para a produção.
9. Melhor filme estrangeiro
Mais uma vez o filme alemão se destacou entre as demais produções e acabou levando o Oscar para casa.


10. Melhor documentário em curta-metragem
O curta “Como Cuidar de um Bebê Elefante” acompanha a história de uma família que cuida de um elefante que se tornou orfão. O registro emocionante cativou o público e os críticos, emplacando o curta na categoria.
11. Melhor animação em curta-metragem
O curta acompanha a aventura de um garoto que, tentando chegar em casa, passa a ser acompanhado por uma toupeira, uma raposa e um cavalo. A produção competiu com o filme “Red” da pixar e estava em uma categoria muito pouco definida, entretanto acabou levando sua premiação para casa


12. Melhor design de produção
A antiga categoria “direção de arte” foi para o aclamado “Nada de Novo no Front”
13. Melhor trilha sonora original
Essa foi a quarta e última categoria conquistada pelo filme alemão, que saiu com o segundo maior número de estatuetas.


14. Melhores efeitos visuais
O filme “Avatar: O caminho das águas” seguiu o legado de seu antecessor e conquistou o prêmio por suas inovações visuais, que chegaram até a possibilitar a gravação debaixo da água.
15. Melhor roteiro original
A estatueta de melhor roteiro original consagrou mais uma vez o filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.


16. Melhor roteiro adaptado
O prêmio da categoria foi para o filme “Entre mulheres, que acompanha um grupo de mulheres tentando lidar com a sua religião e com o contexto de violência física e emocional em que vivem.
17. Melhor som
O filme “Top Gun: Maverick” era um dos favoritos para conquistar categoria focada na qualidade da produção de som nos filmes, e o resultado não foi diferente do esperado. Os efeitos sonoros usados para a cena de ação se sobressaíram dentre os indicados e garantiram o prêmio.


18. Melhor canção original
A canção “Naatu Naatu” do filme “RRR” era a favorita da categoria, mesmo concorrendo com artistas como Rihanna e Lady Gaga e, no fim, levou a estatueta pouco depois da performance realizada em palco da música.
19. Melhor montagem
A aclamação do filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” teve vários fatores fundamentais, um deles foi a montagem e edição do longa, que o alavancou para mais uma estatueta.


20. Melhor direção
Mais uma vez o filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” teve destaque entre as outras indicações e, seus diretores, Daniel Kwan e Daniel Schneinert (ou “os Daniels”), ganharam a categoria.
21. Melhor ator
A categoria que é comumente disputada não teve tanta discussão no ano de 2023. O ator Brendan Fraiser era o favorito para a categoria desde as primeiras exibições do filme “A Baleia”. Brendan teve uma jornada difícil e tortuosa em Hollywood, foi vítima de assédio e quando se posicionou viu todas as portas da cidade fechadas para si. Passou anos lutando contra a sua exclusão e enfrentando os problemas pessoais que o afetavam até retornar às grandes telas como um dos grandes destaques do ano.


22. Melhor atriz
Michelle Yeoh fez história na noite do nonagésimo quinto Oscar, se tornando a primeira mulher asiática a ganhar a estatueta de melhor atriz. A sua performance no filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” se tornou o grande destaque da categoria desde o lançamento do filme e garantiu mais um prêmio para a produção.
23. Melhor filme
A enxurrada de prêmios que “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” levou durante a cerimônia levou o público a acreditar que o filme levaria o prêmio mais importante da noite, e essa premonição não estava errada. A produção foi considerada impecável desde o momento em que foi para as telas e a sua presença entre os indicados era um gigantesco desafio para as demais obras. O maior prêmio da noite consagrou a sétima estatueta do filme.

Se interessou nos filmes mas ainda não assistiu os ganhadores? Confira onde assistir cada um dos ganhadores do Oscar.
Aproveite e siga também O Frango Xadrez no Twitter, Tiktok e Instagram.