Entenda a timeline do Zelda após Tears of the Kingdom

Capa do jogo Zelda: Tears of The Kingdom. A imagem retrata o protagonista em uma ilha flutuante.

O jogo “The Legend of Zelda Tears of the Kingdom” chegou ao público com novas dinâmicas e histórias que o transformaram em um sucesso imediato para os fãs da franquias, se você não tem problemas com spoilers ou já terminou o jogo e ainda tem dúvidas sobre a timeline, confira os detalhes!

O início da linha do tempo

Em “The Legend of Zelda: Skyworld Sword” o player acompanha a história do primeiro herói, da primeira Zelda e da criação da Mastersword, a espada capaz de selar o mal do mundo de Hyrule. Esse momento é o início oficial da linha do tempo. 

Algum tempo depois, não especificado pelos desenvolvedores dos jogos, a reencarnação de Link precisa salvar o reino do feiticeiro maligno Vaati em “TLOZ: The Minish Cap”. Nesse jogo o player descobre a origem da “Four Sword”, outra espada lendária que, de tempos em tempos, reaparece na franquia. Esse jogo é seguido pelo “TLOZ: The Four Sword” onde o player enfrenta Vaati mais uma vez.

O último jogo do início da timeline é o clássico “TLOZ: Ocarina of Time”. O jogo conta a história da origem de Ganondorf, o vilão mais icônico da série, e do herói do tempo. Durante o jogo, o protagonista precisa lutar com a reencarnação do rei demônio de Hyrule em dois momentos da linha temporal e, assim, causa um racha na timeline de Zelda. A partir desse momento a franquia passa a ter três linhas do tempo – uma em que o herói ganha do vilão durante a infância, uma em que ele ganha do vilão quando adulto e uma em que Ganondorf derrota o herói e os sábios precisam selar o vilão. 

A partir desse jogo, a timeline se divide entre o que os fãs chamaram de “linha do tempo do adulto”, “linha do tempo da criança” e a “linha do tempo do herói derrotado”. 

Jogos na linha do herói caído

Essa linha do tempo é a que tem mais jogos. A Link to the Past, Oracle of Seasons, Oracle of Ages, Link’s Awakening, A Link Betwen Worlds, Tri Force Heroes, The Legend of Zelda (o primeiro jogo da franquia) e “The Adventure of Link” são todos dessa timeline. Os jogos narram a história de uma Hyrule que sofreu a derrota do herói e que sofre com a constante tentativa de ressurreição de Ganondorf. 

Jogos na linha do tempo da criança

Essa timeline só tem três jogos: Majora’s Mask, Twilight Princess e The Four Swords Adventure. Os jogos acontecem depois que o herói volta ao seu tempo original e sai em aventuras pelo resto do mundo. O primeiro jogo é sequência direta de Ocarina of Time e conta uma nova aventura do herói do tempo. O segundo jogo é de um descendente do Link de Ocarina, que tem que lutar contra um Ganondorf que fugiu do selamento. O último jogo é mais distante da divisão das linhas e conta a história de um herói que encontra a four sword.

Jogos da linha do tempo do adulto

Nessa linha do tempo Ganondorf tenta escapar e, em uma tentativa desesperada de parar o vilão, inundam Hyrule. Nessa linha do tempo se passam os jogos windwaker, phantom hourglass e spirit tracks. Os heróis dessa linha do tempo não são reencarnações do Link, pois ele desaparece depois que a Zelda lança o herói de volta ao seu tempo original, mas são pessoas que se provaram corajosas o suficiente para enfrentar os vilões de Hyrule e empunhar a Mastersword.

Em qual linha do tempo se passa Breath of the Wild e Tears of the Kingdom?

A resposta simples é que os jogos se passam em todas (ou nenhuma). Todos os jogos contam com características de todas as linhas do tempo, dando a entender que em algum momento (não registrado em nenhum lugar) algum evento uniu as linhas do tempo em uma nova realidade. Essa conclusão vem do fato que características exclusivas das três timelines estão presentes nos jogos.

A tribo dos Rito, que só surge na timeline do adulto existem lado a lado com os seus ancestrais que sobreviveram apenas nas outras duas linhas, os Zora. Detalhes como esse, pertencentes ás três linhas do tempo fazem com que os fãs  cheguem a duas hipóteses: ou as linhas do tempo se uniram ou a Nintendo reiniciou a timeline do jogo. 

SPOILERS: E depois de Tears of the Kingdom

Em Zelda TOTK, a reencarnação de Hylia volta no tempo e encontra os (supostos) criadores do reino de Hyrule – Rauru e Sonia. Os dois explicam que são parentes distantes da princesa e que eles acabaram de criar o reino de Hyrule com os seus aliados das tribos vizinhas – os Zora, Rito, Gorons e Gerudos. 

A afirmação nas cutscenes pegou os fãs de surpresa, pois na timeline inicial, antes da ramificação, os Rito nem existiam e alguns locais apresentados no passado também não deveriam existir. Desse modo surgiram algumas teorias.

A primeira seria de que os antepassados de Zelda mentiram. Não necessariamente de propósito, mas é possível imaginar que, em um mundo com tantos eventos catastróficos quanto Hyrule, o reino possa cair e ser recriado com frequência. Nesse caso as cenas no passado ocorreriam depois que as linhas do tempo se fundiram e Rauru e Sonia genuinamente acreditavam ter fundado o reino.

A segunda opção seria um Reboot. Nesse caso os desenvolvedores estariam aproveitando o sucesso dos jogos para reiniciar a linha do tempo e facilitar as coisas na hora de criar novas histórias dentro do universo.

A terceira e ultima alternativa seria um Retcon. O termo que significa “continuidade retroativa” resume que os criadores da franquia decidiram inserir detalhes novos nas histórias que já passaram. Desse modo, ao longo do tempo as novas histórias começariam a “corrigir” os eventos dos outros jogos. 

Siga O Frango Xadrez no InstagramTwitter e TikTok. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *